Numa iniciativa inédita, o prefeito de Gravatá, Joaquim Neto (PSDB-PE), promoveu nesta quinta-feira (2) uma reunião com representantes de várias entidades civis e governamentais do município e do Estado ligadas à educação, aos direitos humanos e à segurança pública para debater ações conjuntas de combate à violência e às drogas nas escola.
Representantes de todas as escolas de Gravatá, das polícias Civil e Militar, da Guarda Municipal, do Conselho Tutelar, Fundeb, Defesa Civil e do Sindicato dos Professores trocaram ideias sobre diversos assuntos que envolvem a indisciplina e depredação das escolas, sobre drogas e violência contra professores e alunos.
A ideia é unir todas as entidades na execução de estratégias que possam levar a paz aos ambientes escolares e incentivar a formação educacional no município. Para o prefeito Joaquim Neto, as ações de enfrentamento desses problemas só serão eficazes se contarem com a união de todos.
“Essa reunião é um indicativo de que não estamos dispostos a permitir mais a desordem dentro das unidades escolares. Aluno que quebrar o patrimônio público será punido. Também estaremos atentos à presença de infratores e traficantes que perturbam o ambiente escolar, ameaçam alunos, professores e aliciam estudantes para o tráfico e uso de drogas. Nossa ação será conjunta e no rigor da Lei”, disse o prefeito.
A delegada do município, Danúbia Moura, elogiou a iniciativa e ressaltou ser a primeira vez que um gestor a convida para um debate com o propósito de escutar vários segmentos. O comandante da Polícia Militar , Tenente coronel Cabral, agradeceu e parabenizou ao prefeito, afirmando que a corporação estará empenhada em dar apoio e trabalhar em conjunto.