Com grande alarde, nesta quinta-feira (10/01), o prefeito de Ipojuca, Carlos Santana, prometeu tirar do papel um plano emergencial de ordenamento da Vila de Porto, durante o verão.
A Operação “Arrumando a Casa”, como foi batizada, é uma série de medidas, como disciplinamento do trânsito, ordenamento do sistema de carga e descarga, limpeza das ruas, reforço na coleta de lixo e a pintura e demarcação de meio-fio, que serão adotadas para melhorar o cotidiano de quem vive ou visita a praia.
Quem chega a Porto de Galinhas, um dos pontos turísticos mais famosos do Brasil, tem encontrado uma situação de completo abandono. Carros estacionados em locais proibidos, comércio irregular, mau cheiro e sujeira por toda parte. A ausência do poder público é evidente.
A ação começou, nesta manhã, com a limpeza da cidade. Cento e cinquenta homens fizeram a varrição, lavaram as ruas da Vila de Porto, com água e sabão, e soltaram essência de eucalipto. A equipe também utilizou um limpa-fossas para desentupir os bueiros das principais vias e sugar água suja das caneletas. Máquinas foram passadas nas ruas sem pavimentação para melhorar o acesso.
A coleta de lixo também foi reforçada: os caminhões irão passar duas vezes diariamente, uma pela manhã e outra no final da tarde, por todo o perímetro da Vila, para evitar o acúmulo de sujeira nas ruas.
“Faremos um mutirão para colocar Porto de Galinhas em ordem, mas estas ações serão permanentes”, conta Carlos Santana, lembrando que o reforço as ações deverão continuar até o final do carnaval, período de grande visitação no balneário.
Na sexta-feira (11/01), a partir das 18h, a prefeitura dará início ao disciplinamento do trânsito. Durante todos os finais de semana, a Rua Esperança, via principal da Vila de Porto, estará interditada e será exclusiva para pedestres. Os veículos de grande porte, como caminhões e ônibus, serão proibidos de entrar. Os carros de passeios dos visitantes poderão circular somente por um anel viário que contorna o centro de Porto, com exceção dos moradores, que serão cadastrados e receberão uma credencial. Os motoristas poderão estacionar em uma área reservada, com capacidade de 100 carros simultaneamente, na PE-60, estrada de acesso a Porto de Galinhas.
Outra mudança importante diz respeito ao processo de carga e descarga de produtos e mercadorias para abastecimento do comércio local. Hoje sem qualquer regulação, os caminhões terão horário e área específica para esse fim. O desembarque só poderá ser feito, das 7h às 15h, de segunda a sexta-feira, no estacionamento da Rua dos Navegantes (veja mapa). Durante o final de semana, será proibida a entrada de caminhões no perímetro da Vila. O transporte das mercadorias deverá ser feito por carrinhos até as lojas, bares e restaurantes.
O ordenamento do trânsito será feito por 50 homens da Guarda Municipal e contará, ainda, com o efetivo de 12 técnicos do Detran. O Batalhão de Polícia Rodoviária também estará presente, assim como a EMTU e BPTRAN.
Do Blog de Jamildo