PSDB – PE

Em memória do deputado Nelson Marchezan

A Comissão Executiva Nacional do PSDB convida os companheiros (as) para, na próxima terça-feira, dia 19/02, às 19h, na Catedral de Brasília, assistir à missa em memória do Deputado Nelson Marchezan.

A morte do deputado, no dia 11 de fevereiro, interrompeu uma brilhante carreira política, que se destacou pela extensa atuação em várias frentes, com ênfase para a busca de liberação de recursos para as áreas de Educação, Saúde, Agricultura e a valorização do trabalho com a geração de empregos.

Autor da lei que instituiu o programa de garantia de renda mínima vinculada à educação, atualmente chamado de Bolsa-Escola, o deputado Nelson Marchezan começou ainda nos movimentos estudantis, tendo sido eleito vereador com 21 anos e deputado estadual com 24 anos.

Eleito cinco vezes deputado federal pelo Rio Grande do Sul, Marchezan foi presidente da Câmara no período 1981-1983, duas vezes líder do Governo da Câmara dos Deputados, coordenador da Frente Parlamentar da Região Sul e integrante de várias comissões: Comissão de Educação, Cultura e desporto; Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática; Comisssão Parlamentar Conjunta do Mercosul; Comissão Especial da Alca – Área de Livre Comércio das Américas. O deputado também foi relator do Plano Nacional de Educação, presidente da comissão especial que regulamenta a Previdência Complementar, presidente da comissão especial que criou a vinculação orçamentária para a saúde (PEC da Saúde) e presidente da CPI dos Medicamentos.

Marchezan era Presidente do PSDB do Rio Grande do Sul

Saiba mais sobre o deputado Nelson Marchezan

Leia aqui o discurso de Nelson Marchezan no Fórum Social de Porto Alegre

Ver mais