A prefeita de Caruaru, Raquel Lyra (PSDB-PE), está em Brasília desde terça-feira e se reuniu com ministros para buscar apoio a projetos da cidade. Em encontro com o ministro da Educação, Mendonça Filho, a prefeita confirmou a adesão de Caruaru ao Programa Brasil Alfabetizado (PBA), voltado para a alfabetização de jovens, adultos e idosos.
O programa dá atendimento prioritário a municípios que apresentam alta taxa de analfabetismo. 90% destas cidades localizam-se na região Nordeste.
A gestora destacou que a prefeitura abriu este ano 600 vagas para alunos do ensino infantil. No entanto, ressaltou que mais de duas mil crianças, entre 4 e 5 anos, estão fora da escola.
A promessa da prefeita é construir creches para abrir oito mil vagas para bebês de 0 a 3 anos. Por essa razão, Raquel Lyra pediu a colaboração do Ministério na construção de novas creches, compra de transportes escolares e cobertura de quadras esportivas.
Raquel Lyra também se reuniu com o ministro das Cidades, deputado licenciado Bruno Araújo (PSDB-PE), para pedir apoio na melhoria da qualidade das moradias da população, por meio do programa Cartão Reforma. Além disso, discutiu sobre investimentos em infraestrutura dos conjuntos habitacionais. Para ela, esse é um grande desafio para a prefeitura.
“Nós vamos entregar um habitacional agora de 2,5 mil unidades e outro de 1,8 mil, que embora reduza o déficit habitacional, gera um grande desafio para a prefeitura, de levar os serviços de infraestrutura”, disse a tucana.
A prefeita se encontrou também com o ministro da Cultura, Roberto Freire, para viabilizar recursos para a festa de São João de Caruaru. A ideia é obter patrocínio por meio da Lei Rouanet. Outro assunto tratado na visita da prefeita à Brasília foi segurança pública. Raquel sugeriu ao ministro da Defesa, Raul Jungmann, que sejam feitas parcerias com os municípios para que a responsabilidade de policiamento e monitoramento das cidades não fique só por conta dos Estados.