
O governo Dilma tem atrasado sistematicamente os pagamentos de mensalidades e taxas para as universidades americanas que participam do programa “Brasil sem Fronteiras”, segundo a Folha apurou com autoridades do governo brasileiro e americano. O atraso causou uma saia justa com os EUA às vésperas da visita da líder brasileira à Casa Branca. Detalhe: o “Brasil sem Fronteiras” é considerado a principal bandeira de política externa da presidente Dilma Rousseff.
A Casa Branca entrou em contato com o governo brasileiro e advertiu que o país precisa saldar as dívidas, porque isso poderia acabar vindo a público e prejudicar a visita. A reportagem está publicada na edição da Folha desta segunda (29/06).
A dívida relativa ao primeiro semestre deste ano superava US$ 300 milhões, além de cerca de US$ 40 milhões do segundo semestre de 2014. Em maio, foi feito um pagamento das dívidas mais urgentes e pequena parte dos atrasados do ano passado. E a promessa era fazer mais um pagamento nesta segunda-feira (29), antes da reunião de Dilma com Obama no Salão Oval, que ocorre na terça (30).