PSDB – PE

Esclarecimento público

sg3Pernambuco – Em função da grande quantidade de e-mails de cidadãos questionando a ausência do presidente do PSDB de Pernambuco, deputado federal Sérgio Guerra (https://twitter.com/Sergio_Guerra), na votação da sessão que livrou o deputado Natan Donadon do processo de cassação, a assessoria de comunicação do PSDB-PE vem prestar o seguinte esclarecimento.

O deputado Sérgio Guerra louva a cobrança de pernambucanos e brasileiros em relação à postura do Congresso Nacional que, em sua maioria, tem deixado muito a dever ao clamor das ruas. Em especial, nas situações em que é exigida uma responsabilidade redobrada dos parlamentares para com seus mandatos, como é o caso de votações em que a posição do deputado deve ser de domínio público e o Congresso teima em resguardá-la.

No caso da votação específica do cassação de Natan Donadon, na última quarta-feira (28), que por 233 votos a favor, 131 contra e 41 abstenções manteve o mandato de um deputado condenado a 13 anos, 4 meses e 10 dias de prisão por peculato (desvio de recursos públicos) e formação de quadrilha, foi o PSDB o único partido que tomou a iniciativa de recorrer contra o rito da votação.

Formalizou junto ao Supremo Tribunal Federal um mandado de segurança contra o processo que livrou Natan Donadon, sob o argumento de que a perda dos mandatos de parlamentares condenados deve ser automática e, portanto, o pedido de cassação sequer deve ser apreciado pela Comissão de Constituição e Justiça da Câmara, muito menos votado em plenário. Essa será uma bandeira que o PSDB defenderá com austeridade.

Em relação a ausência do deputado Sérgio Guerra na sessão, talvez não seja de domínio da maioria dos a questionaram que o parlamentar enfrenta alguns problemas de saúde que, embora se encontrem sob controle, carecem de periódicos acompanhamentos médicos, o que o obriga a se ausentar do exercício do mandato como ocorreu na semana da votação do caso Donadon. Guerra se encontrava em São Paulo desde a terça-feira (27) e, portanto, impedido de participar da sessão da qual adotaria a postura defendida pelo PSDB.

Acompanhe o PSDB-PE no Facebook e Twitter

 

Ver mais