Brasília (DF) – Na contramão da crise econômica, dois estados brasileiros governados por tucanos ocupam os primeiros lugares na geração de emprego do país. Segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgado pelo Ministério do Trabalho, de janeiro a outubro deste ano, Goiás, administrado por Marconi Perillo (PSDB), gerou 4.473 vagas formais de emprego. O estado ficou em segundo lugar, atrás apenas do Mato Grosso do Sul, governado por Reinaldo Azambuja (PSDB), com 7.976 vagas.
De acordo com o jornal Diário de Goiás desta segunda-feira (28), o resultado alcançado por Goiás foi 0,37% maior que o mesmo período de 2015. Os incentivos e ajustes fiscais promovidos por Perillo estão entre as motivações do saldo positivo registrado no estado. No país, a variação percentual do período ficou negativa em 1,89%.
Além de MS e GO, apenas Mato Grosso – também administrado por um tucano, Pedro Taques – e Roraima apresentaram resultados positivos no acumulado no período. Outros 22 Estados e o Distrito Federal apresentaram mais desligamentos do que admissões, conforme mostra o levantamento.
Segundo a reportagem, o resultado positivo de Goiás é decorrente, em grande parte, da política de atração de investimentos e incentivos fiscais, defendida pelo governador Perillo, e dos ajustes que ele fez e que possibilitaram a destinação de mais recursos, antes usados para o custeio para investimentos públicos, que estão impactando diretamente na geração de empregos. “A geração de empregos é uma meta de nosso governo”, afirmou o tucano.
O resultado positivo goiano é puxado pelas contratações da agropecuária, setor de serviços e construção civil. Com o tradicional aumento de admissões no fim ano, a tendência é de que o estado feche o ano com resultado positivo e acima da média porcentual do país. No ano, Goiás gerou até agora 483.337 vagas e registrou 478.864 desligamentos.
Ainda de acordo com a publicação, os balanços da geração de emprego vêm sendo positivos em Goiás neste ano. O estado encerrou o primeiro semestre como o maior gerador de empregos do país.
Clique aqui para ler a íntegra da matéria.