Dois estados governados pelo PSDB estão entre os mais penalizados com os cortes previstos pelo governo da presidente Dilma (PT) no programa Bolsa Família.
Segundo reportagem do jornal O Estado de S. Paulo desta segunda-feira (09/11), a ‘tesourada’ da União tiraria do programa 2,9 milhões de beneficiados em São Paulo, governador pelo tucano Geraldo Alckmin, o estado mais afetado com a redução das verbas previstas em R$ 10 bilhões de acordo com a proposta do orçamento 2016 que tramita na Câmara dos Deputados.
São Paulo também sairia prejudicado com os cortes do Bolsa Família no número de evasão escolar. A redução de verbas geraria uma evasão de 61% dos quase 5 milhões de atendidos pelo programa nas simulações feitas pelo Ministério do Desenvolvimento Social.
O Paraná, outro estado governado por um tucano, o governador Beto Richa, será o mais prejudicado em termos proporcionais ainda de acordo com a reportagem do Estadão: 75% do 1,4 milhão de pessoas sairiam do programa com os cortes de verbas.
O presidente nacional do PSDB, senador Aécio Neves, já se posicionou sobre o assunto. Para o tucano, foram a “incompetência, a demagogia e a imprudência” da gestão petista que conduziram o Brasil às graves recessão e crise econômica que ameaçam um dos mais importantes programas sociais do país.
Não permitiremos que o governo que alimentou o Bolsa Corrupção na Petrobras, na Eletrobras e no Ministério do Planejamento — e onde mais? — corte o Bolsa Família ou aumente impostos”, Aécio Neves.
A íntegra da reportagem do Estadão clique aqui
E antes mesmo da proposta de orçamento com os cortes no Bolsa Família ser aprovada na Câmara, o programa já sofre com atraso no repasse de recursos, segundo reportagem publicada no jornal O Globo desta segunda (09/11); Desde julho que nenhum centavo é depositado nas contas dos estados e municípios. Leia aqui