Brasília – Reservatórios de água em diferentes regiões do Brasil fecharão o primeiro trimestre de 2013 com níveis significativamente inferiores aos registrados no ano passado, o que traz à tona a possibilidade de um racionamento de energia.
Dados divulgados em reportagem publicada nesta terça-feira (25) do jornal Valor Econômico indicam que os reservatórios do Nordeste devem fechar o mês de março com 41,1% de sua capacidade preenchida – no ano passado, esse patamar foi de 82,1%. O problema se reflete também no sistema Sudeste-Centro Oeste: nesse caso, o nível em 2012 foi de 78,5% e o do primeiro trimestre de 2013 deve ser concluído em 54,2%.
“A situação é muito séria. E só não é pior por causa das usinas termelétricas planejadas durante o governo de Fernando Henrique Cardoso”, avaliou o professor José Goldemberg, do Instituto de Eletrotécnica e Energia (IEE) da Universidade de São Paulo (USP). “Estamos sendo salvos pelas térmicas”, completou.
Para o deputado federal Mendes Thame (PSDB-SP), o principal mérito dos governos do PT para o setor energético foi não ter desmantelado o legado do PSDB nessa área. “Não produziram nada. Não planejaram, não construíram, não foram capazes de desenvolver energias alternativas. Ao menos não estragaram o que já estava construído”, constata.