Redução de espaço se deu na União Europeia, China, Argentina e Japão
Brasília (DF) – Após três anos seguidos de queda, as exportações brasileiras perderam participação em quatro dos cinco principais mercados, responsáveis por quase 60% do que o país exportou em 2014. Houve redução de espaço na União Europeia, China, Argentina e no Japão. As informações são da reportagem da Folha de S. Paulo desta quarta-feira (25).
O pior caso é na Argentina, onde a fatia brasileira encolheu quatro pontos percentuais no ano passado. Na União Europeia, as compras de bens brasileiros caíram 8% até novembro de 2014.
Apesar da presidente Dilma Rousseff insistir em apontar a crise global como culpada pelas dificuldades econômicas vividas pelo país, os números mostram que a culpa não está só no exterior. De acordo com a publicação, outros países têm aproveitado o momento para roubar espaço do Brasil em mercados estratégicos.
O país vem ficando para trás justamente onde mais interessa. A Folha considerou os dados dos países parceiros, permitindo verificar o desempenho do país ante os rivais internacionais.
Leia AQUI a reportagem na íntegra.