PSDB – PE

Falas de dirigentes da energia sugerem temor de racionamento, diz Izalci Lucas

energiaBrasília (DF) – O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, e do presidente da Eletrobras, José da Costa Carvalho Neto, apelaram para que os brasileiros façam “economia” de eletricidade, indicando a possibilidade de um cenário de racionamento de energia e de aumento das tarifas do serviço no Brasil.

O deputado federal Izalci Lucas (PSDB-DF) afirmou que o apelo coroa a falta de planejamento do governo no setor.

“As falas são sinais importantes, que não podemos desprezar. Estamos pagando o preço de grandes trapalhadas do governo Dilma Rousseff para a energia. A atuação dela no setor é marcada pela falta de planejamento”, disse o deputado.

O ministro Lobão e Carvalho Neto ressaltaram, nos últimos dias, que há a necessidade de economia no setor de energia. Lobão disse ao Wall Street Journal que o nível dos reservatórios nas usinas hidrelétricas preocupa e que o governo estuda pedir para que a população “reduza voluntariamente” o consumo. Já o presidente da Eletrobras disse, segundo reportagem da Folha de S. Paulo, que os brasileiros deveriam reduzir em 10% o consumo ao longo de 2014.

Izalci relacionou a crise no setor energético brasileiro a “medidas populistas” tomadas pela presidente da República.

“Dilma esteve mais preocupada em criar situações eleitoreiras do que em impulsionar o setor. Prometeu uma diminuição nas tarifas que não se mostrou sustentável. O resultado de tudo isso nós estamos vendo, e as dificuldades devem continuar a aparecer”, apontou.

Ver mais