
Os números mostram que a coleta de esgoto melhorou apenas 3,6% nos últimos cinco anos e ainda está muito distante da meta estabelecida pelo Plano Nacional de Saneamento Básico, que é atingir 93% de coleta no País até 2033. O deputado Raimundo Gomes de Matos acredita que o governo não deve conseguir atingir a meta e aponta o perigo da falta de coleta adequada.
“Com certeza o governo não vai conseguir cumprir essa meta. Mesmo dando prioridade em acelerar. Porque muitos dos municípios, muitas regiões, nem projetos de engenharia, nem orçamentos possuem. O mais grave é que muitas das endemias, muitas das doenças que a população brasileira vem tendo são de causas de veiculação hídrica. E tudo isso gera a vulnerabilidade”, destacou o tucano.
O ranking nacional feito pelo instituto mostrou que apenas dois municípios, Belo Horizonte, em Minas Gerais e Franca, em São Paulo, têm 100% de esgoto coletado. Já as cidades de Ananindeua e Santarém, no Pará, são as duas piores do índice, com nenhuma coleta de esgoto.