PSDB – PE

Falta de esgoto atinge metade da população brasileira

saneamento_basico_arquivo_agencia_brasilMetade dos brasileiros ainda não possuem coleta de esgoto em casa. O levantamento é do  Instituto Trata Brasil com base nos dados de 2014. Ainda de acordo com a pesquisa, cerca de 35 milhões de pessoas sequer têm acesso a água tratada no País. O índice coloca o Brasil na 11ª posição no ranking latino-americano desse serviço. O deputado federal Raimundo Gomes de Matos (PSDB-CE) chama atenção para a falta de compromisso do governo Dilma com a questão do saneamento básico.“No governo Dilma houve um corte expressivo no orçamento do Ministério das Cidades, como também da Funasa [Fundação Nacional de Saúde]. Isso gera toda essa falta de prioridade do governo federal. Então, não nos causa surpresa essa constatação, em virtude dessa falta de prioridade do governo federal”, declarou.

Os números mostram que a coleta de esgoto melhorou apenas 3,6% nos últimos cinco anos e ainda está muito distante da meta estabelecida pelo Plano Nacional de Saneamento Básico, que é atingir 93% de coleta no País até 2033. O deputado Raimundo Gomes de Matos acredita que o governo não deve conseguir atingir a meta e aponta o perigo da falta de coleta adequada.
“Com certeza o governo não vai conseguir cumprir essa meta. Mesmo dando prioridade em acelerar. Porque muitos dos municípios, muitas regiões, nem projetos de engenharia, nem orçamentos possuem. O mais grave é que muitas das endemias, muitas das doenças que a população brasileira vem tendo são de causas de veiculação hídrica. E tudo isso gera a vulnerabilidade”, destacou o tucano.
O ranking nacional feito pelo instituto mostrou que apenas dois municípios, Belo Horizonte, em Minas Gerais e Franca, em São Paulo, têm 100% de esgoto coletado. Já as cidades de Ananindeua e Santarém, no Pará, são as duas piores do índice, com nenhuma coleta de esgoto.
Ver mais