Pernambuco – Quem chega hoje às praias de Jaboatão dos Guararapes, cidade governada pelo PSDB, depara-se com um novo cenário. O projeto de recuperação da faixa de areia é hoje uma realidade que mudou completamente o visual do litoral jaboatonense. Um ex-ilustre morador da cidade, o ex-ministro Fernando Lyra (1938-2013), foi um dos grandes responsáveis pela obra ter saído do papel. Residira em Piedade e atuou pessoalmente junto ao governo do Estado para que a engorda se tornasse uma realidade.
Se estivesse vivo, Fernando Lyra completaria nesta terça-feira (8) 75 anos. Um aniversário que seria pra lá de especial para o ex-ministro pois exatamente hoje a recuperação da faixa de areia chegou na área em frente a sua residência em Piedade.
A viúva Márcia Lyra, bastante emocionada, não se conteve e fez o registro ao secretário de Infraestrutura e Mobilidade Urbana de Jaboatão, Evandro Avelar (PSDB). Além de Fernando Lyra, colaboraram para a obra o presidente do PSDB de Pernambuco, deputado federal Sérgio Guerra, o prefeito da cidade, Elias Lira (PSDB), e o ex-ministro Fernando Bezerra (PSB).
PERFIL
Fernando Lyra foi deputado federal e um dos articuladores da candidatura de Tancredo Neves (1910-1985) à presidência da República em 1985. Ocupou o ministério da Justiça no governo de José Sarney (1985-1990). Antes de falecer em 14 de fevereiro deste ano, escreveu o livro de memórias “Daquilo que eu sei: Tancredo e a transição democrática”, que contou com as presenças do presidente nacional do PSDB, senador Aécio Neves (MG), e do ex-governador José Serra (SP), na solenidade de lançamento no Recife.
* Acompanhe notícias do PSDB-PE também no FACEBOOK e no TWITTER