O presidente Fernando Henrique Cardoso destacou ontem a importância de esforços para a redução do analfabetismo digital no Brasil, como parte do processo de inserção do país em um novo modelo econômico, fundamentado no conhecimento e na informação. A declaração foi feita durante a conferência de abertura do 14 Fórum Nacional, cujo tema deste ano é “O Brasil e a economia do conhecimento”, que está sendo organizado pelo Instituto Nacional de Altos Estudos (Inae).
Ao comentar esse novo modelo econômico, Fernando Henrique citou um trabalho elaborado pelo sociólogo espanhol Manuel Castells, que faz distinções entre informação e conhecimento.
Deverão ser vendidos 4,5 milhões de computadores
– Informação sem conhecimento pode levar à confusão e não à solução das questões. Então, é preciso ver o que significa esse processo em termos de inclusão, ou se esse novo paradigma ergue muros de exclusão. A riqueza da análise de Castells é mostrar que esse paradigma é muito abrangente e hoje tudo funciona em rede – disse Fernando Henrique.
Ao citar resultados de projetos do governo federal, o presidente disse ter ficado impressionado com os resultados do programa Comunidade Ativa, em um relatório mostrado no último fim de semana pela primeira-dama Ruth Cardoso.
O programa, que faz parte do Comunidade Solidária, consiste na interligação por rede de computadores de pessoas situadas no interior do Ceará e do Amazonas. O presidente citou ainda a projeção do governo para a venda total de computadores este ano: 4,5 milhões de unidades.
Como parte do processo de combate ao analfabetismo digital, o presidente citou números da educação no país. Entre os números divulgados, Fernando Henrique lembrou que o país tem 97% das crianças na escola, contra 93% no começo da década de 90. Sobre o período de estudo da população em idade ativa, o presidente lembrou que subiu de 3,9 anos para quase seis anos.
Em um dos raros momentos em que falou em política, Fernando Henrique citou as dificuldades que o governo está tendo no Congresso para aprovar a compra de computadores para escolas públicas, com recursos do Fundo de Universalização das Telecomunicações (Fust).