A Frente em Defesa da Pessoa com Deficiência, instalada há um ano na Assembleia Legislativa sob à presidência da deputada Terezinha Nunes (PSDB-PE), obteve uma grande conquista nesta terça-feira (20): um Centro de Referência no atendimento a pacientes com doenças raras, incluindo a microcefalia, síndrome congênita do zika vírus.
“Essa talvez seja a notícia mais importante a ser dada às pessoas portadoras de deficiência em nosso estado. Esse é um grande passo para o atendimento a essas pessoas em Pernambuco. São mais de 500 mil pessoas portadoras de doenças raras no estado que sofrem por doenças de difíceis diagnóstico e tratamento. Essa iniciativa, seguramente, atenderá a todas essas pessoas que sofrem hoje por falta de diagnóstico”, comemorou a presidente da Frente, Terezinha Nunes.
O anúncio da unidade foi feito pelo secretário de saúde de Pernambuco, Iran Costa, durante reunião da Frente em Defesa da Pessoa com Deficiência. O gestor parabenizou o trabalho da deputada Terezinha Nunes e reconheceu que o Centro de Referência é uma demanda antiga da tucana.
“Sou testemunha das diversas vezes em que a deputada Terezinha Nunes esteve comigo pedindo a instalação desse centro que visa atender as pessoas com doenças raras, crianças em sua maioria. O centro oferecerá o diagnóstico, o tratamento, disseminará o conhecimento e com isso reduzirá as estatísticas”, disse o secretário.
O centro funcionará no hospital Maria Lucinda, localizado no bairro do Parnamirim na Zona Norte do Recife, e terá capacidade para atender inicialmente 600 pessoas por mês. Vai dispor de profissionais como geneticista, pediatra, neurologista, cardiologista, clínico geral, cirurgião pediátrico, gastropediatra, pneumologista, assistentes sociais, enfermeiros e nutricionistas.
Participaram da reunião da Frente em Defesa da Pessoa com Deficiência, deputados, representantes do Conselho Regional de Medicina, Ministério Público, Ordem dos Advogados do Brasil, Defensoria Pública da União e representantes dos pacientes.