PSDB – PE

Geraldo Alckmin lamenta falecimento do jornalista Otavio Frias Filho

 

O presidente nacional do PSDB, Geraldo Alckmin, lamentou profundamente  o falecimento do diretor de redação do jornal Folha de S. Paulo, Otavio Frias Filho, ocorrido na manhã de hoje (21). O jornalista, escritor e ensaísta Otavio Frias Filho, de 61 anos,  lutava contra um tumor no pâncreas e estava internado no Hospital Sírio Libanês, na capital paulista.

“Cala fundo a morte prematura de um homem com tanto talento e tantos serviços prestados ao Brasil.”, lamentou Geraldo Alckmin em nota oficial.

O ex-governador de São Paulo destacou a competência de Otavio Frias e o seu papel na redemocratização do Brasil. “Otavio era um intelectual brilhante, inquieto e refinado. E um homem de ação, empenhado visceralmente na modernização do jornalismo brasileiro.”, disse.

Segue a nota de pesar assinada por Geraldo Alckmin na íntegra:

Recebi com profunda tristeza a notícia da morte do jornalista Otavio Frias Filho, diretor de redação da Folha de S.Paulo. Solidarizo-me com todos que hoje sofrem com essa perda.

Otavio era um intelectual brilhante, inquieto e refinado. E um homem de ação, empenhado visceralmente na modernização do jornalismo brasileiro. A obra que deixa é enorme, influente e vai muito além do indispensável jornal de cada dia. Ele assumiu o comando editorial da Folha ainda muito jovem, no momento decisivo da redemocratização brasileira, e fez do jornal o veículo mais engajado na campanha das Diretas Já. Ao longo de 34 anos no comando editorial da Folha, buscou incessantemente fazer um jornalismo crítico, preciso, plural, perseguindo cotidianamente a excelência. Um modelo de jornalismo que aperfeiçoa a democracia brasileira porque espelha todas as vozes da sociedade, confrontando-as de forma civilizada, e que exige responsabilidade, eficiência e transparência dos homens públicos e das instituições.

Cala fundo a morte prematura de um homem com tanto talento e tantos serviços prestados ao Brasil. Neste momento de dor, há uma certeza: o legado de Otavio para a moderna imprensa brasileira será, à medida que passe o tempo, cada vez maior. Lu e eu fazemos preces por Otavio e para que seus familiares encontrem consolo nesta hora. Nossa solidariedade e nosso afeto a todos que hoje sofrem com essa perda.

Geraldo Alckmin

Presidente nacional do PSDB

Ver mais