PSDB – PE

Gestão tucana faz mutirão para 2.500 cirurgias

No esforço de reduzir as  filas de espera para cirurgias, a Prefeitura de Governador Valadares (MG) vai promover um Mutirão de Cirurgias Eletivas em mais de 100 tipos de modalidades, a partir da semana que vem.

Ao todo, serão realizadas 2.500 cirurgias o que equivale ao valor de R$ 2.000.000,00 (dois milhões de reais) que serão pagos com recursos próprios da Prefeitura. É a primeira vez, em 15 anos, que este tipo de mutirão é feito apenas com recursos do município.

A iniciativa é do prefeito de Governador Valadares, André Merlo (PSDB).

Entre as ações que viabilizaram o mutirão, destaca-se a parceria com o Conselho Municipal de Saúde, que aprovou a tabela de valores que possibilitou a realização das cirurgias dentro dos recursos da Prefeitura.

O prefeito André Merlo ressaltou que este investimento de cerca de R$ 2 milhões reitera o que ele disse quando anunciou a contenção de gastos diante da dívida da Prefeitura: “Teremos um período austero, mas não vamos contingenciar investimentos na saúde e educação”.

Durante o mutirão, além do Hospital Municipal (HM), o Samaritano e o São Vicente também realizarão cirurgias e exames pré-operatórios, o que agilizará a liberação para os procedimentos cirúrgicos.

A previsão é fazer cirurgias em mais de 100 modalidades de cirurgias contempladas no mutirão, como : colecistectomia (vesícula), hérnias em geral, histerectomia (útero) e miomectomia (mioma).

Quem precisa submeter-se a  uma dessas cirurgias deve procurar a unidade de saúde mais próxima.

*Clique aqui para ler a reportagem completa.

Ver mais