A Prefeitura de Gravatá, que tem à frente o prefeito do PSDB, Joaquim Neto, firmou uma parceria com a Fundação Altino Ventura (FAV) e começa nesta quarta-feira (25/07) uma triagem oftalmológica com cerca de 300 idosos.
Os pacientes passarão por testes de visão e após diagnóstico serão encaminhados ao tratamento adequado. Tudo gratuito.
Nos casos de diagnóstico de catarata, onde é necessária a cirurgia, a Secretaria Municipal de Saúde realizará os exames necessários (hemograma, cardíaco, aferição de pressão, glicose) e a Fundação Altino Ventura fará o procedimento cirúrgico numa unidade móvel que chega a Gravatá nos próximos meses.
No primeiro dia de atendimento, os pacientes lotaram sede da antiga SUCAM, local de atendimento. A agricultora Helena Severina da Silva conta que essa será uma “oportunidade incrível” para melhorar sua vida.
“É difícil realizar algumas atividades tendo catarata e condições para pagara a cirurgia eu não tenho. Graças a Deus que agora consegui por aqui, é uma bênção na minha vida, agora vou conseguir ter mais qualidade de vida”, comemorou.
Para participar da triagem, os interessados devem se dirigir ao prédio da antiga SUCAM, a partir das 7 horas , portando RG, CPF, comprovante de residência e o cartão do SUS. O atendimento e tratamento são gratuito e destinados à pessoas com idade superior aos 50 anos.