De Recife (PE) – O prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Elias Gomes, do PSDB (de óculos na foto ao lado), fechou um convênio, nesta quinta-feira (5), com o Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) para a construção de uma unidade do câmpus na cidade.
Por ora, o IFPE funcionará provisoriamente no colégio Atual, no bairro de Piedade, até que a construção da sede definitiva seja concluída, o que está previsto para o final de 2015.
Serão oferecidos, num primeiro momento, os cursos de Técnico em Informática para Internet e Técnico em Qualidade. A expectativa é que em 2016 as aulas se iniciem na nova sede com mais dois novos cursos: Técnico em Fabricação Mecânica e Técnico em Soldagem.
“Essa é uma conquista que se incorpora ao patrimônio educacional em expansão no nosso município. Em 2009, não tínhamos nenhuma escola para a formação técnica dos jaboatanenses. Com essas parcerias deixaremos seis novas escolas técnicas em Jaboatão dos Guararapes. É um legado que ficará para o município. Uma conquista que envolve muitas pessoas, muitos esforços”, comemorou o prefeito Elias Gomes.
O representante do Instituto Federal de Pernambuco, professor Daniel Assunção, destacou a importância da localização estratégica do município de Jaboatão para a escolha de uma nova sede do IFPE.
“Através do trabalho prestado por uma consultoria, que fez um levantamento prévio com a necessidade de mercado e de uma pesquisa de oferta de mão de obra com cursos técnicos e superiores, além de uma consulta pública sobre o interesse dos munícipes, chegamos a esses cursos e à escolha da cidade. Trabalhamos a expansão do Instituto, mas a gestão da unidade será feita em conjunto com os alunos, o que dará uma nova cara ao câmpus”, completou o professor.
O processo seletivo começa no próximo domingo (08/06). Concorrem 682 inscritos a 160 vagas. As aulas se iniciarão em agosto desse ano.