Recife (PE) – Em mais uma parceria do PSDB com a Universidade, a gestão tucana de Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana do Recife, assinou termo de cooperação técnica com a Faculdade dos Guararapes (FG) para levar universitários a atuarem nas secretarias do governo municipal.
A parceria se deu em 30 cursos, entre eles, os de Direito, Administração, Ciências Contábeis e Psicologia.
O vínculo será curricular. Os estudantes não serão remunerados, mas terão a experiência agregada à carga horária de atividades, o que contribuirá para operacionalizar o Programas de Estágio de Estudantes, desenvolvido ao longo do curso.
De acordo com o prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Elias Gomes (PSDB), a parceria entre poder público e unidade educacional será benéfica para a população.
– Todos ganham com a criação deste convênio: o aluno, que vai ter a oportunidade de exercer na prática o seu conhecimento teórico, a faculdade, que terá um espaço de qualificação de profissionais, a prefeitura, que terá mão de obra colaborando de forma voluntária, com a melhor prestação de serviços e, fundamentalmente, a população, que terá a presença e energia da academia, além do sonho de ver mais justiça social, proporcionando uma maior afirmação da cidadania.
A secretária municipal de Políticas Sociais Integradas, Karla Menezes, classificou a parceria como “de grande importância para a cidade”, já que todas as áreas do governo possuem espaços para os estudantes.
Para o reitor acadêmico da Faculdade dos Guararapes, Pierre Lucena, o convênio será muito importante para os estudantes.
– Para os nossos alunos é fundamental, já que eles se colocarão à disposição da sociedade, além de adquirirem experiência profissional, afirmou.
Tempo integral – A Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes, por meio da Secretaria Executiva de Educação, também concluiu mais uma Escola em Tempo Integral (ETI).
A Bartolomeu de Gusmão, que passou pelo processo de municipalização em 2013, atende 420 estudantes do 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental. A escola conta com salas de informática e multimídia, biblioteca, refeitório e um pátio de lazer. Como os estudantes passam o dia na unidade, são servidos lanche, almoço e mais um lanche às 15h.
– A municipalização representa a aproximação da gestão educacional com a comunidade escolar. E o horário integral é a melhor forma de aproveitar aquele tempo em que muitos adolescentes não tinham o que fazer. Logo, além de aulas e oficinas, os alunos terão um grupo de profissionais comprometido com a educação”, destacou o prefeito Elias Gomes.
O estudante Wilkinson Felipe, 14 anos, do 9º ano, é um exemplo de aluno que está aprovando a novidade.
– Eu estudava em escola particular. Ano passado vim para cá e o processo de mudança foi meio difícil. Hoje estou muito satisfeito com a organização e principalmente com os professores, contou.
Atividades – Além das aulas no horário regular, os estudantes terão diversas oficinas nas áreas de meio ambiente, sexualidade, artes, música, jogos, e reforço em Língua Portuguesa e Matemática.
Todos os professores que trabalham nas escolas integrais do município são efetivos. E para atuar nessas unidades de ensino, a Secretaria Municipal de Educação realizou uma seleção entre os docentes.