Concentrando esforços para a Copa do Mundo, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES/MG) vai preparar 180 profissionais dos Serviços de Atendimento Móvel de Urgência (SAMUs) das 12 cidades-sede do evento para avaliar os riscos e prestar atendimento médico/hospitalar a pacientes expostos a agentes químico, biológico, radiológico e nuclear (QBRN).
A capacitação será realizada no Centro de Desenvolvimento Tecnológico e Nuclear da UFMG, em Belo Horizonte, a partir desta segunda-feira (3) e vai até o próximo dia 6.
O secretário de Estado de Saúde Alexandre Silveira participa na segunda-feira, 03/02, às 8h30 da abertura oficial do curso.
Segundo o Coordenador Estadual de Urgência e Emergência de Minas Gerais, Rasível dos Reis Santos Júnior, os profissionais que serão treinados pelo curso serão replicadores dos conhecimentos nas cidades de origem, formando uma rede interligada para enfrentar as situações de risco biológico durante o evento esportivo.
“A atuação em eventos de massa, como a Copa do Mundo exige profissionais de urgência e emergência aptos para identificar e manejar materiais perigosos. Por isso, o objetivo é capacitar a equipe de médicos e enfermeiros para atuar no atendimento pré-hospitalar de vítimas de agentes da natureza QBRN, sigla para química, biológica, radiológica e nuclear”, explicou.
Temas como a proteção contra armas químicas, biológicas, radiológicas e nucleares, gerenciamento de crise, detecção, descontaminação, abordagem de vítimas, triagem QBRN e mobilização em caso de episódios de risco evidente de contaminação fazem parte da programação.
Profissionais do Grupo de Proteção Pública (GPP), do qual fazem parte a Secretaria de Estado de Saúde, o Exército Brasileiro, o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, Polícia Federal, Centro de Desenvolvimento Tecnológico e Nuclear (CDTN), Fundação Ezequiel Dias (FUNED) e GATE ministram o curso.
Parte do treinamento também será realizado por profissionais do Centro Nacional de Energia Nuclear (CNEN), que virão do Rio de Janeiro, convidados pela SES/MG.
Para Rasível dos Reis Santos Júnior, este é um momento ímpar, quando os profissionais de todas as Cidades Sedes da Copa serão capacitados no tema QBRN, criando mais um legado importante para a população do nosso país.
* Do Portal do governo de Minas Gerais