O governo da presidente Dilma Rousseff está segurando a divulgação do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) que indica a qualidade do ensino no Brasil.
O tema é manchete de O Globo desta quarta-feira (3).
Segundo apurou o jornal, os dados da educação já foram repassados ao ministério da Casa Civil há 15 dias. Contam com o aval dos órgãos técnicos de análise, como o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), vinculado ao Ministério da Educação, mas permanecem engavetados pelo governo Dilma.
Educadores, secretários e governadores confidenciaram ao O Globo que o governo estaria segurando os índices do Ideb por conta das eleições em função do mau desempenho do País.
O Ideb é divulgado de dois em dois anos. O índice é resultado do cálculo do desempenho de alunos em testes de Português e Matemática e das taxas de aprovação no ensino fundamental e médio.
Diante desse índice, o governo se informa sobre o desempenho de gestores da Educação nos municípios e Estados e sobre o cumprimento ou não das metas estabelecidas para cada etapa de ensino.