PSDB – PE

Governo Dilma provoca perda de R$ 105 bilhões no setor elétrico

veja.com-ftp76-size-598Cálculos feitos pelos especialistas Adriano Pires, do Centro Brasileiro de Infraestrutura (CBIE) e Mário Veiga, da consultoria PSR, revelam, segundo reportagem publicada nesta terça-feira (4), no jornal Folha de S.Paulo, que “desde que o governo federal publicou a medida provisória 579, a fim de reduzir os preços da energia, foram perdidos R$ 105 bilhões.”

Conforme a matéria, “o valor é equivalente a um ano de receitas das distribuidoras de energia.”. E reforça: “A perda bilionária foi causada pelo desequilíbrio entre receitas e despesas das distribuidoras, pela baixa geração de energia por usinas hidrelétricas e pelas indenizações pagas às empresas que aceitaram renovar as concessões de usinas e linhas de transmissão por meio da MP.”

Para o deputado federal Cesar Colnago (PSDB-ES), trata-se de uma situação lamentável. “Na verdade, são os grandes equívocos de quem não tem noção do que é o setor energético brasileiro”, pondera.

Setor, que, na sua opinião, precisa de investimentos permanentes e que hoje encontra-se fragilizado e deficitário.

“Uma gestão temerosa por parte do governo federal. Isso foi alertado pelo PSDB no sentido de que não seria bom para as empresas. Medidas que do ponto de vista da eficiência não levariam ao fortalecimento do setor”, reitera.

Colnago reforça ainda que o setor elétrico nacional é um insumo fundamental para o desenvolvimento.

Ver mais