Recife (PE) – A suspensão da licitação para a construção do Arco Metropolitano, uma das obras mais importantes do Estado para impulsionar o transporte de cargas, especialmente o do polo automotivo da Fiat, na zona da Mata Norte, acendeu forte reação no Legislativo estadual.
A deputada Terezinha Nunes (PSDB-PE) considerou “irresponsável” a atitude do governo da presidente Dilma Rousseff de suspender o projeto de construção de uma rodovia alternativa ao estrangulamento no trecho urbano da BR-101, que já sofre de vários atrasos.
– A notícia caiu como uma bomba para Pernambuco que, em vez de colher desenvolvimento para a região, vai ter que administrar os problemas que terão que ser resolvidos caso o projeto do Arco Metropolitano seja arquivado. Vamos ter que descascar os abacaxis dos problemas econômicos, sociais e ambientais causados pela medida, além dos carros que irão para a Paraíba, uma vez que uma das alternativas da Fiat é escoar sua produção através do porto de Cabedelo, lamentou.
A parlamentar sugeriu que a Assembleia Legislativa participe na discussão, através de uma audiência pública na Comissão de Desenvolvimento Econômico e Turismo, solicitando explicações ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Dnit).
– A União precisa explicar a decisão. Vamos esperar que não seja uma retaliação política, cobrou a tucana.
* Com informações da assessoria de imprensa da deputada estadual Terezinha Nunes