Dez municípios paraenses, das regiões Nordeste e da Transamazônica, receberão apoio do Governo do Estado para viabilizar obras de infra-estrutura, como ampliação da rede de energia elétrica, urbanização de orlas e construção de escolas. A parceria foi acertada entre o governador Almir Gabriel e os prefeitos de Placas, Senador José Porfírio, Uruará, Brasil Novo, Brejo Grande do Araguaia, Santa Maria do Pará, Garrafão do Norte, Pacajá, Palestina do Pará e Santa Luzia do Pará, durante audiência no Palácio dos Despachos, nesta sexta-feira (26).
O prefeito de Uruará, Mário Matias Lobo (PSDB), solicitou apoio do Governo para reativar a unidade do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) naquele município, com a possibilidade de atender, também, a demanda do município de Placas. O prefeito Mário Lobo também apresentou um projeto de expansão da rede de energia, a fim de beneficiar os moradores de quatro bairros da sede de Uruará.
Uma viatura policial e recursos para construir uma escola de ensino médio, com seis salas de aula, foram os pedidos do prefeito de Placas, Daniel Capitani (PSB), atendidos pelo governador Almir Gabriel. O prefeito de Senador José Porfírio, José Benedito da Mota Eschrique (PSDB), quer urbanizar toda a orla fluvial do município e reformar a delegacia. Ele também pretende firmar parceria com o Governo, via Secretaria Executiva de Esporte e Lazer (Seel), para implantar o projeto ¥Navegar¥, em Senador José Porfírio.
O prefeito de Palestina do Pará, Valciney Ferreira Gomes (PTB), também apresentou um projeto de revitalização da orla do município. Segundo ele, a Prefeitura já dispõe dos equipamentos necessários para a obra. Atendendo a um pedido do prefeito de Garrafão do Norte, José Juraci Linhares de Lima (PSDB), o Governo do Estado vai liberar recursos para a recuperação de 27 quilômetros da PA-124, no trecho que vai de Capitão Poço a Garrafão.
Em Pacajá, a prioridade do prefeito é a aquisição de patrulhas para iniciar os serviços de manutenção das vicinais. O prefeito do município, Pedro Teodoro de Rezende (PFL), sugeriu ao governador que seja firmado um convênio entre o Governo do Estado e a Eletrobras, para agilizar o repasse dos recursos necessários à compra dos equipamentos.
O prefeito de Brejo grande do Araguaia, Geraldo Francisco de Morais (PTB), disse ao governador que o município precisa de mais uma ambulância e propôs a assinatura de um convênio com a Secretaria Executiva de Saúde (Sespa), para receber medicamentos para os postos de saúde. A expansão da rede de energia elétrica para 500 domicílios, em Brasil Novo, foi solicitada pelo prefeito Antônio Lorenzoni (PTB).
Almir Gabriel informou que os pedidos serão encaminhados às respectivas secretarias, para as devidas providências.