O governo federal decidiu nesta terça-feira (27) antecipar o repasse da complementação do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) para os nove estados que recebem ajuda da União para pagamento dos salários dos professores. O montante equivalente a R$ 1,25 bilhão é referente ao exercício de 2016 e estará disponível nas contas bancárias dos professores até a próxima quinta-feira (29).
Segundo a Folha de S. Paulo, a antecipação do pagamento é uma iniciativa do governo federal para injetar dinheiro na economia. Os estados que serão beneficiados são: Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Maranhão, Pará, Paraíba, Pernambuco e Piauí.
Em 2017, o valor do Fundeb a ser repassado para os estados e municípios será de R$ 1,29 bilhão, dividido em parcelas mensais a serem depositadas até o último dia de cada mês.
O deputado federal Geraldo Resende (PSDB-MS) considerou a inciativa benéfica para os professores da região que sofrem com a forte recessão. “A inciativa mostra o compromisso do presidente Michel Temer com a educação no nosso país. Nesse momento difícil que o Brasil passa, é importante injetar mais recursos na roda econômica para tentarmos sair da crise”, disse.
O tucano ressaltou a urgência de políticas econômicas nas regiões Norte e Nordeste que sofrem com a seca e com a falta de recursos. “Com certeza, essa medida vai impactar positivamente a economia dessas regiões melhorando muito a qualidade de vida desses professores e dos alunos também, visto que professor bem remunerado trabalha melhor”, concluiu.