O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, afirmou nesta quarta-feira (3) que poderá revisar para cima a previsão de crescimento da economia brasileira para 2017. Segundo ele, o país já saiu da recessão deixada pelos governos do PT e deverá avançar mais do que o esperado.
Segundo reportagem da Folha de S. Paulo, a equipe econômica do governo brasileiro calcula que a economia do país cresceu 0,8% no primeiro trimestre em relação ao trimestre anterior. Além disso, os economistas avaliam a possibilidade de rever a projeção oficial para o crescimento deste ano, atualmente de 0,5%.
Especialistas acreditam que os saques nas contas inativas do FGTS ajudaram a impulsionar as melhoras na safra agrícola e nas vendas do varejo e que este fato deu um novo ânimo à economia.
O IBGE divulgará os números do PIB no primeiro trimestre em junho e, se a previsão dos economistas se confirmar, será o primeiro trimestre positivo desde o início da atual crise econômica iniciada em 2014 durante o governo Dilma.
Meirelles apontou dados recentes para comprovar a evolução da economia do país como, por exemplo, o crescimento de 24% do licenciamento de automóveis, de 12% do transporte de carga nas estradas, de 11% produção de papelão para embalagens e de 12% no consumo de energia.
Clique aqui para ler a íntegra da matéria na Folha de S. Paulo.