PSDB – PE

“Governo Temer imprimiu algo essencial à recuperação da economia: confiança”, ressalta Joaquim Francisco

joaquimNa contagem regressiva para a votação definitiva do impeachment da presidente afastada Dilma Rousseff, o presidente do Instituto Teotonio Vilela (ITV) de Pernambuco, o ex-governador Joaquim Francisco, enxerga um ambiente positivo no país – sob o comando do presidente em exercício Michel Temer – e por isso não encontra motivos para mudança de rumo do Brasil.

Para o tucano, o governo Temer conseguiu imprimir no país algo essencial à recuperação da economia e, consequentemente, à melhoria de vida da população: confiança. “Depois que gera confiança, pronto, os índices vão melhorando”, ressaltou.

“Estou percebendo que o país começa a sinalizar para a saída do fundo do poço. Há uma crença maior, há um encontro com a verdade financeira. Antes, estava todo mundo passando ao largo, ninguém sentava para conversar com ‘dona crise’. Agora, mediram o tamanho do pepino, mediram os quatro anos de irresponsabilidades, o tamanho das mentiras, e acertou-se”, avaliou em entrevista, nessa quinta-feira (28), a rádio Folha de Pernambuco.

O presidente do ITV-PE destacou ainda que o governo interino entregou a economia ao comando de uma equipe altamente competente e que fala o que tem que falar. “O mundo está acordando, já começa a haver reações das ações da Petrobras, eu acredito que estamos sintonizando um fim de 2016 ainda no zero, mas no primeiro semestre de 2017 a gente começa a levantar”, previu.

Esse ritmo ainda lento na recuperação da economia reflete o fato de o país ter vivenciado “a maior crise dos últimos 10 anos”, na avaliação de Joaquim Francisco. “São 13 milhões de desempregados, não é brincadeira. Precisamos aprender com isso, aprender que não se pode brincar com a vida das pessoas de maneira atabalhoada, sem seriedade e sem respeito ao que exigido pela vida pública. Vida pública é esforço, é correção, é transparência. O povo está carente disso”.

 

Ver mais