PSDB – PE

Governo usa Lava Jato para dar calote nos fornecedores

lavajatoBrasília – O presidente da Constran, empresa da holding UTC, João Santana disse ao jornal O Estado de S. Paulo que a operação Lava Jato tornou-se um pretexto para que o governo do PT deixe de pagar as empreiteiras e outras empresas que firmam parcerias com a administração federal.

Ele relatou também que procurou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para falar sobre os problemas, e foi atendido pelo diretor do Instituto Lula, Paulo Okamotto.

“Eu já tenho quase 60 anos, eu nunca vi um governo numa situação como esta. Ele não paga fornecedor. No nosso caso tem fatura desde outubro que não são pagas”, disse Pessoa. Ele destacou ainda uma situação de descompromisso presente ao fim do primeiro mandato da presidente Dilma Rousseff – “não tem ninguém no governo, ninguém mais se dizia responsável”.

O deputado federal Caio Narcio (PSDB-MG) declarou que as afirmações de Santana evidenciam a falta de controle que há na gestão Dilma. “Acredito, realmente, que o governo está desgovernado. Vemos diariamente uma trapalhada atrás da outra, uma situação inédita em nossa história”, disse.

Narcio criticou ainda a excessiva influência do ex-presidente Lula no governo de Dilma – e lembrou que esse não é o único caso em que pessoas sem mandato influenciam na administração federal. “É tudo uma grande bagunça. Há até pessoas que, de dentro da cadeia, sugerem qual empreiteira deve ser contratada”, ressaltou.

Outros setores – O tucano apontou que o setor de construção civil não é o único em que o governo federal não tem cumprido os seus compromissos. Com Pronatec e FIES, programas educacionais tidos por Dilma Rousseff como uma vitrine durante a campanha eleitoral, a situação é similar.

“A falta de pagamentos do Pronatec e a redução do FIES são elementos que preocupam e nos assustam. É uma ausência de organização que preocupa o nosso bolso”, declarou.

 

Ver mais