
Em reunião deliberativa nesta quarta-feira (2), a CPI do BNDES aprovou mais de 40 requerimentos. Os pedidos dizem respeito à solicitação de documentos e informações, alguns deles apresentados pelos deputados do PSDB que integram o colegiado.
O deputado Betinho Gomes (PSDB-PE) é autor de dois requerimentos. No primeiro solicita documentos e informações sobre o apoio do BNDES para as reformas e construções dos estádios ou arenas destinadas à Copa do Mundo da FIFA de 2014. No segundo pedido, requere os autos da auditoria que o Tribunal de Contas da União (TCU) promove sobre a participação acionaria do BNDES/BNDESPAR no capital de empresas privadas.
Um outro requerimento apresentado pelo deputado Alexandre Baldy (GO) solicita cópias dos contratos, respectivas faturas, atestadas e pagas, com as atuais agências contratadas para prestação de serviços de publicidade firmados com o BNDES.
Assinado por Betinho e Baldy, um outro requerimento solicita ao BNDES informações detalhadas sobre retornos e rendimentos recebidos pelo banco, no período de 2003 a 2015, derivados de aplicações em ações e outros valores mobiliários, bem como outras informações relativas a atuação do banco no mercado de capitais.
Já o pedido feito pelo deputado João Gualberto (BA) requer à Procuradoria da República no Distrito Federal cópia dos Autos do Procedimento Investigatório Criminal instalado para investigar suspeitas de tráfico de influência do ex-presidente Lula em favor da construtora Odebrecht, relativo a obras no exterior.
O requerimento do deputado Miguel Haddad (SP), vice-presidente da CPI, solicita ao Ministério das Relações Exteriores cópias de todas as correspondências diplomáticas realizadas no período de 2003 a 2015 entre as Embaixadas do Brasil nos países da África e o Ministério das Relações Exteriores em Brasília, nas quais sejam tratados ou mencionados assuntos relativos ao financiamento das exportações de bens e serviços pelo BNDES, com ou sem apoio do PROEX.
O último requerimento do PSDB aprovado na sessão foi apresentado por Betinho Gomes e pelo deputado Caio Narcio (MG). Nele, os tucanos pedem ao banco de fomento informações específicas relativas a Vagner Freitas de Moraes, membro do Conselho de Administração do BNDES.
* Do PSDB na Câmara