Em audiência realizada pela Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados, nesta semana, para tratar da crise leiteira que enfrenta o Brasil, inclusive Pernambuco, o deputado federal Guilherme Coelho (PSDB-PE) defendeu os municípios produtores do Agreste pernambucano mais penalizados pelo problema: Pedra, Buíque, Venturosa, Itaíba e Águas Belas.
Diante das escassas chuvas, a produção leiteira no estado tem sido fortemente prejudicada. Na avaliação do parlamentar, a crise se intensifica ainda mais com o retorno da importação do leite uruguaio.
“Os pecuaristas e agricultores desses municípios, que formam um polo leiteiro importante, estão muito sofridos com a seca e a importação de leite do Uruguai, porque o custo de produção aumenta. Precisamos agir com rapidez e eficiência para que esses produtores consigam preços adequados para que não vendam o produto abaixo do custo de produção”, destacou.
O deputado Guilherme Coelho articula o para a próxima semana uma reunião na região do Agreste com as superintendências do Banco do Nordeste e do Bando do Brasil para encontrar medidas de crédito que possam ajudar os produtores a superar o momento de crise.