O principal beneficiado pelo episódio de São Luís, que envolveu a governadora Roseana Sarney (PFL) e sua empresa Lunus Serviços e Participações, foi o candidato do PSDB à Presidência, José Serra, de acordo com duas pesquisas divulgadas ontem – uma encomendada pelo próprio PFL. Segundo o Ibope, o senador ultrapassou Roseana e está em segundo lugar na preferência dos eleitores, com 19%. A governadora caiu para terceiro, ficando com 17%.

O Globo
O pré-candidato do PT à Presidência, Luiz Inácio Lula da Silva, continua liderando a corrida presidencial, com 24%. O governador do Rio, Anthony Garotinho (PSB), teve 11%; Ciro Gomes (PPS), 7%; o governador de Minas, Itamar Franco (PMDB), 5%, e Enéas (Prona), 2%.
Votos em branco ou nulos somaram 7%. A pesquisa Ibope foi encomendada pelo Bank of America. Ao todo, foram ouvidas 2 mil pessoas em todo o País, entre os dias 7 e 11.
Confirmação – Pesquisa do Instituto GPP – pedida pelo PFL – confirma a queda de Roseana e o melhor desempenho de Serra, embora o senador não apareça em segundo lugar. A diferença pode ser explicada, tecnicamente, porque as entrevistas foram feitas em dias diferentes – o levantamento do Ibope começou um dia antes e foi concluído um dia depois.
Segundo o GPP, Serra saiu da desconfortável posição de 7% em todas as pesquisas que tinha em janeiro, chegou a 10,4% em fevereiro, pelo método do IGPP, e agora atingiu os 15,2% das intenções de voto.
A governadora perdeu praticamente o número de eleitores que Serra ganhou em fevereiro e nos primeiros dez dias de março. Ela saiu de um empate técnico com o líder das pesquisas, o petista Lula (que tinha 28% em fevereiro e agora caiu para 26,6%) para um segundo lugar, praticamente em empate técnico com Serra. Roseana tinha 23,6% e agora tem 18,6%.
O governador do Rio atingiu 12,9% e Ciro, 10,8%. A pesquisa foi realizada no fim de semana (dias 9 e 10), com 4 mil pessoas, pela GPP Planejamento e Pesquisa Ltda. – empresa fundada em 1991 por um grupo surgido na Escola Nacional de Ciências Estatísticas do IBGE .
Transferência – De acordo com o GPP, Roseana perdeu o que Serrra ganhou, mas isso não significa que os eleitores dela se transferiram para ele. É preciso avaliar os números desagregados do levantamento das pesquisas. O fato é que ela caiu mais de cinco pontos porcentuais, Lula manteve a trajetória de queda lenta e gradual e Serra deu um salto na preferência do eleitorado. Ele provavelmente se beneficiou da confusão e da farta exposição na TV ao sair do governo, lançar a candidatura, e se apresentar em rede nacional como candidato.