Brasília (DF) – O número de inadimplentes no Brasil aumentou em abril. Segundo dados divulgados nesta quarta-feira (27) pelo Banco Central, o calote das pessoas físicas em empréstimos com recursos livres subiu de 5,2% para 5,3%. O BC não registrava alta desde julho de 2014. As informações são do jornal O Globo de hoje.
A reportagem citou a renda apertada por causa da inflação e custo dos empréstimos mais alto por causa do aumento dos juros como causas para o cenário. De acordo com o jornal, a inadimplência de pessoas físicas registrada em crédito direcionado -que os bancos são obrigados a emprestar num tipo específico de financiamento como o imobiliário – também cresceu. Passou de 1,8% para 1,9% no mês passado.
O BC informou ainda que o calote das empresas também aumentou. Empréstimos com recursos livres subiu de 3,7% para 3,9% em abril. E com dinheiro direcionado – como os financiamentos subsidiados do BNDES – passou de 0,6% para 0,7%.
Matéria da Folha de S. Paulo apontou ainda que a taxa média de juros chegou a 56,1% ao ano. No mesmo período de 2014, estava em 48,4% ao ano. Já No cheque especial, os juros chegaram a 226% ao ano, maior percentual desde dezembro de 1995.