PSDB – PE

Inflação “come” renda do trabalhador Classe C que passa a comprar menos

inflacao_26Inflação alta, crédito escasso e renda comprometida. O tripé que está tirando a Classe C das compras, principalmente no supermercado. Reportagem do jornal O GLOBO destaca o tema em manchete nesta sexta (20). E o primeiro semestre de 2015 aponta para uma percepção desanimadora segundo a inédita pesquisa “O Bolso do Brasileiro” realizada pelo instituto Data Popular, especializado em Classe C. O levantamento foi feito entre os dias 18 e 29 de janeiro em 150 cidades com 3.050 pessoas.

Segundo o Data Popular, esse segmento social possui renda média de R$ 2,9 mil. 47% dos entrevistados revelaram estar comprando menos produtos no supermercado em comparação com seis meses atrás. Só 12% disseram estar comprando mais. Quando perguntados se nos próximos seis meses esperam compra mais ou menos as respostas são as seguintes: 45% vão compra menos e 19% esperam comprar mais.

O presidente do Data Popular, Renato Meirelles, falou ao O GLOBO que “o brasileiro Classe C já percebeu que a inflação está comendo sua renda e que está sobrando menos dinheiro para o consumo. Em relação ao futuro ele mostra desesperança porque não vê perspectiva de melhora da renda e da situação da economia em geral”. Acredita o especialista, que a inflação deve continuar subindo, assim como os juros do cheque especial.

Ver mais