Brasília – Estudo da Fundação Getulio Vargas, publicado na edição de sexta-feira (8) do jornal Folha de S. Paulo, revela que o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) – índice oficial de inflação do país –, atingirá o patamar de 6,5% ainda em março.
Para o deputado federal Alfredo Kaefer (PSDB-PR), esse cenário indica o início de um círculo vicioso: com a inflação descontrolada, a tendência é que o Banco Central volte a aumentar os juros, prejudicando o setor produtivo e segurando o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB).
O tucano acredita na possibilidade de anúncio de elevação da taxas de juros na próxima reunião do Comitê de Política Monetária (Copom). E acrescentou: “É lamentável porque começávamos a ter um patamar mais confortável. O governo da presidente Dilma Rousseff está ruindo com os alicerces construídos por Fernando Henrique Cardoso”, reitera.
O IPCA de fevereiro será divulgado hoje. Os resultados, segundo a Folha, sinalizarão inflação elevada, com reflezos em uma variedade de produtos.