PSDB – PE

Integração entre municípios, um dos destaques do seminário

Brasília – Troca de experiências. É esse o ideal que permeia o seminário “Faça um bom mandato: informações e reflexões para a gestão municipal”, promovido pela Executiva Nacional do PSDB e o Instituto Teotônio Vilela, que ocorre durante todo o dia de hoje, na capital federal. Com a presença de mais de 500 prefeitos eleitos pelo partido, o evento traz uma série de oficinas que tratam sobre os mandamentos da gestão municipal, busca de melhores resultados na educação e saúde, investimento e controle de finanças, entre outros temas.

Para Napoleão Bernardes, prefeito eleito de Blumenau (SC), o seminário tem importância vital para as novas administrações. “É fundamental compartilhar o sucesso das experiências administrativas dos governos tucanos, como é o exemplo de Minas Gerais, capitaneado pelo governador Aécio Neves e agora, pelo governador Anastasia”.Napoleão salienta que, apesar das diferentes características de cada município, as demandas são muito semelhantes, o que mostra a necessidade do desenvolvimento de uma gestão tucana em âmbito nacional. “O sentimento da sociedade brasileira é de renovação, que não é um critério etário, mas um critério de postura política, de comportamento político. A sociedade quer e deseja uma nova gestão pública, orientada e focada para resultados, que seja moderna, profissional e inovadora”, afirmou.

O prefeito eleito Zenaldo Coutinho, de Belém (PA), destacou que o desempenho do PSDB nas últimas eleições reflete a necessidade da criação de uma identidade nacional para integrar os municípios. “Nesse grande momento que vivemos, em que os municípios se fortalecem, mais do que nunca a população percebeu que é melhor termos gestores de qualidade espalhados no país, e assim ampliou extraordinariamente a representação tucana no Brasil”. Para ele, as oficinas demonstram exemplos de sucesso, já executados ao longo dos anos, que podem ser replicados em outras administrações.

Minas Gerais – A palestrante Renata Vilhena, Secretária de Planejamento e Gestão do Governo do Estado de Minas Gerais, parabenizou a iniciativa e avaliou o impacto que as oficinas trarão aos governos das cidades. “Temos vários prefeitos que estão no primeiro mandato. A título de exemplo: em Minas Gerais somos 853 municípios e 560 prefeitos em primeiro mandato. Muitos deles nunca participaram de nenhuma experiência pública e a vida pública tem uma série de especificidades. Eles têm a oportunidade de começar o seu mandato conhecendo um pouco dos problemas, compartilhando e sabendo que os problemas são os mesmos é fundamental”, comentou. “De fato, as realizações acontecem nos municípios. O nosso país só vai ser um país forte quando os nossos municípios também forem fortes”.

O prefeito mineiro eleito de Itaúna, Osmando Pereira, exaltou a contribuição do seminário para a gestão que pretende realizar em sua cidade. “Estamos tendo oficinas sobre a importância de fazer um governo com planejamento e falando também das experiências de Minas, dos choques de gestão. Trabalhando com foco no planejamento, nas metas estabelecidas. O prefeito é o líder, ele tem que liderar sua equipe, tem estar sempre monitorando, acompanhando, então acho que, de todas as formas, o encontro já mostra a que veio. Nós esperamos que esse seja o primeiro de muitos”,pontuou.

Reeleito em Navegantes, Santa Catarina, o tucano Roberto Carlos de Souza elogiou a integração que o evento promove entre municípios e a cúpula tucana. “Nós estávamos precisando dessa proximidade com os líderes nacionais, com os prefeitos de todo o país. O PSDB hoje precisa realmente ter um rumo, precisa avançar, se preparar melhor para que possamos estar na disputa das eleições de 2014 com um candidato forte, com o partido unido”, finalizou.

Ver mais