PSDB – PE

Carlos Santana reafirma compromissos de campanha em discurso de posse

Sr Presidente da Câmara Municipal do Ipojuca

Senhores vereadores eleitos,

Vice Prefeito, Pedro Mendes,

Futuros Secretários Municipais

Demais autoridades aqui presentes,

Minhas Senhoras, Meus senhores

 

Quero agradecer a todos que deixaram seus lares nesse primeiro dia do ano para, num gesto de cidadania, prestigiar mais um ato político na nossa cidade e juntos brindarmos este momento que para mim é muito significativo, seja como homem público ou como filho natural desse município.

 

Agradeço ainda, de coração e com a real dimensão da responsabilidade, mais este voto de confiança que o povo de Ipojuca me depositou: o de administrar nosso município pela quarta vez.

 

E, em especial, agradecer publicamente ao governador Eduardo Campos que hoje não pôde comparecer, mas que por diversas vezes aqui esteve reafirmando o compromisso com o município e com as nossas propostas. É com essa parceria, já consolidada, que faremos da nossa administração um grande sucesso.

Sei dos desafios e das dificuldades que teremos de enfrentar. Ipojuca de hoje não é a Ipojuca de 1988, quando realizei a primeira administração. O município que tem a cana-de-açúcar na base de sua história, o turismo como vocação e atualmente alcançou posição privilegiada na área da indústria, por acolher o Complexo Industrial de Suape, evoluiu de um estágio para o outro sem que sua população e os governantes fossem preparados para tão rápida transformação.

 

Chegamos ao posto de segundo PIB de Pernambuco. Abrimos nossas portas para quem aqui chega como gente grande, mas engatinhamos ainda quando o assunto é retornos para a população ipojucana. Acolhemos indústrias, mas faltam empregos para quem aqui mora.

Somos vistos como um município de rica arrecadação, mas falta moradia, transporte, água, saneamento básico para a maioria. Somos uma promessa de um novo tempo, mas faltavam projetos que assegurassem um futuro promissor para a nossa juventude. Enfim, vivemos um paradoxo: um município rico, cercado de problemas por todos os lados.

A realidade é que Ipojuca cresceu, ampliou suas potencialidades socioeconômicas e, na mesma medida, também os seus problemas. Foi o que pudemos constatar de perto, quando estivemos nas ruas, nos distritos e na área rural durante nossa campanha.

Ipojuca de hoje exige solução rápidas, criativas e precisas. Para isso teremos que apostar em ações de tecnologia de ponta, equipes bem preparadas e nos modernos processos de gestão.

E, embora estejamos em clima de festa, não posso e não devo esconder de vocês uma grande preocupação: mesmo desarmado o palanque, passada a campanha e chegada a hora da nossa posse, várias tentativas de entendimentos com a gestão que ora se encerra foram em vão. E pasmem senhoras e senhores: eu e minha equipe ainda não conhecemos a real situação administrativa e financeira deste município.

Não tivemos uma transição civilizada e transparente como deveria ser. Não quero abrir agora espaço para críticas. Não é esse o momento. Mas necessário se faz, a qualquer administração, comunicar a sociedade, com transparência, como é utilizado o uso do dinheiro publico.

Quero reiterar aqui o que já falei tantas vezes: que farei um governo pautado pelo trabalho, seriedade e transparência.

O controle do cidadão sobre os gastos públicos não é nenhuma invenção do nosso governo, está na Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, desde 1789, quando definiu que a sociedade tem o direito de pedir explicações sobre todos os atos na administração pública.

No Brasil, a transparência ganhou importância com a Lei de Responsabilidade Fiscal e, aqui, em Ipojuca, podem ficar certos de que entraremos em uma nova era. Vamos dar exemplo, revolucionando a administração pública do nosso município. Ética, responsabilidade e zelo com a gestão pública integrarão nosso governo.

 

Faremos uma gestão diferente com um novo olhar para as contas públicas. Confiantes na busca de soluções rápidas para os grandes desafios que Ipojuca nos impõe com o seu crescimento. E um olhar atento, crítico para quaisquer tentativas de desmandos vindos de onde for. Seja do setor público ou privado. Um olhar severo e de cobrança de basta a impunidade e aos males administrativos. Firmes em nossos propósitos e sem perseguições partidárias.

Eu, meu vice-prefeito Pedro Mendes e nossos competentes secretários, vamos administrar juntos. Vamos ouvir o povo da Sede, dos Distritos, das praias e dos Engenhos para decidirmos o melhor para o nosso município, o ideal para melhorar a condição de vida da nossa gente, sempre em sintonia com o desejo popular.

Nossa equipe foi montada, seguindo uma regra única: capacidade técnica, competência administrativa, seriedade, compromisso e zelo com a coisa pública.

 

Quero reafirmar aqui nossos compromissos de campanha:

– Na Saúde, com a ampliação e requalificação das nossas Unidades de Saúde; reabertura das maternidades; construção de uma UPA e Upinhas; e a implantação do Mãe Coruja Ipojucana.

– Na Educação, requalificar nosso corpo docente, implantar escolas modelo e adotar o regime de tempo integral.

– Nos Serviços Públicos, ampliar a rede de água e esgoto e melhorar a coleta do lixo.

– Na Administração, modernizar a máquina administrativa e valorizar os servidores municipais.

– Na Segurança Pública, colocar mais policiais nas ruas, equipar e qualificar a guarda municipal.

– Fortalecer o Turismo, Emprego e Renda.

– Na Infraestrutura, implantar plano de mobilidade, pavimentar ruas, construir habitações populares, ampliar o saneamento básico e melhorar a coleta do lixo

– No Meio Ambiente, retomar a execução de projetos prioritários e garantir a preservação das reservas naturais às futuras gerações.

– Para a Juventude, criar cursos profissionalizantes e lançar o programa Primeiro Estágio. Garantir a estes um futuro promissor.

– Acredito e aposto na Agricultura Familiar. Implementar o programa de apoio técnico às associações de produtores se faz necessário e urgente.

– No Social, vamos criar um novo modelo do Projeto Chapéu de Palha, adaptado às necessidades locais e tempos atuais; priorizar programas voltados aos idosos, às mulheres e crianças e jovens em situação de risco.

Finalizando gostaria de convocar a todos, para juntos, governo e sociedade, iniciarmos uma gestão participativa que contemple todas as camadas sociais. E não tenham dúvida que o meu desejo, a minha vontade, é fazer muito e mais para o nosso povo, construindo uma Ipojuca melhor para todos!

 

Muito obrigado e um grande 2013 a todos!

 

Ver mais