Ao assumir a Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes, no ano de 2008, Elias Gomes encontrou a saúde do Município deteriorada. Ele deu início ao processo de reestruturação na qualidade no atendimento e na estrutura oferecida aos moradores. Foi preciso muito trabalho. O primeiro passo foi ampliar o atendimento do Programa de Saúde da Família, construir novas unidades de saúde e reformar as existentes.
O Governo Municipal já construiu uma Policlínica e reformou outras duas. Além disso, está construindo uma UPA e uma maternidade. Também foram construídas cinco unidades de saúde e outras 16 estão em construção. Foram reformadas 63 unidades de saúde e mais 23 ainda estão em obras. O numero de equipes de Saúde da Família chega a 82, atendendo mais da metade da população da cidade, de aproximadamente 700 mil pessoas.
A Prefeitura investiu na infraestrutura de 67 Unidades de Saúde da Família e de 13 Unidades Básicas de Saúde. Com o aumento da rede municipal de saúde e a contratação de mais profissionais, houve um acréscimo de 30% nas consultas ambulatoriais. São cerca de seis milhões de procedimentos básicos de atendimento à saúde, que vão desde a vacinação até a consulta médica. Tudo isso diminuiu em 40% as internações hospitalares.
Mães e filhos também receberam um atendimento especial. Houve uma redução de 30% na taxa de Mortalidade Infantil. Os procedimentos de atendimento as gestantes saltaram em 235%.