
Mais de 6 mil participantes, entre tucanos que vão disputar as eleições para prefeito, vice-prefeito e vereador em 2016 e militantes do PSDB, participaram das 14 edições do Curso para Pré-Candidatos promovido pelo Instituto Teotônio Vilela. Entre maio e julho, a equipe de consultores, jornalistas, advogados e dirigentes do ITV percorreu as cinco regiões do Brasil, oferecendo treinamento e troca de experiências para preparar quem vai sair candidato em outubro.
Cada curso durou em média 4 horas, o que dá uma soma de pelo menos 56 horas de orientações e dicas sobre o melhor uso das redes sociais, estratégias de comunicação e marketing, além de respostas para dúvidas sobre as novas regras da legislação eleitoral. Os tucanos também assistiram a palestras sobre a social-democracia e os 28 anos de história do PSDB.
Em um ano de tantas novidades na legislação, um calendário mais curto e as consequências da crise política nacional, o curso promovido pelo ITV destacou a importância de um bom planejamento na hora de definir estratégias de campanha e montagem da equipe que vai às ruas e aos meios digitais e eletrônicos pedir o voto do eleitor.
“Nas eleições deste ano, não haverá mais jogo de cena. Será apenas o candidato, sem invenções mirabolantes. E aquele que gastar sem se justificar será caçado antes de assumir”, afirma o presidente do ITV, senador José Aníbal. “Por isso, esse treinamento oferecido pelo ITV será bastante útil para aqueles que vão concorrer em outubro.”
O presidente do instituto, que fez a abertura de diversas edições do curso, destaca o quanto os tucanos devem ter orgulho do partido e do papel desempenhado pelas administrações municipais e estaduais Brasil afora, além da criação do Plano Real e dos oito anos do governo federal de Fernando Henrique Cardoso.
“O PSDB nasceu no contexto da transição democrática no Brasil. É o partido do Plano Real, da responsabilidade fiscal na administração pública e dos avanços sociais. Mas o projeto seguinte ao nosso, embora tenha recebido uma boa herança, conseguiu devastar o país”, diz José Aníbal. “Agora temos de olhar para frente. O PSDB é o partido que tem condições de dar novo rumo ao país. Queremos bons candidatos a prefeito e vereador, que serão bons gestores públicos e que ajudarão a aumentar a presença do PSDB no país.”
CURSO NO RECIFE –

Sob o comando do vereador André Regis, conselheiro do ITV e um dos idealizadores do curso, a edição de estreia na capital pernambucana reuniu cerca de 200 pré-candidatos e contou com a presença do ministro das Cidades, Bruno Araújo. Em Pernambuco, o instituto é presidido pelo ex-governador Joaquim Francisco e o PSDB, pelo deputado estadual Antônio Morais de Andrade Neto. O curso foi realizado no dia 21 de maio, no auditório da Universidade Maurício de Nassau (UniNassau).
*Da assessoria do ITV