
Recife (PE) – O Instituto Teotonio Vilela (ITV) nacional – órgão de estudos, análise e formação políticas do PSDB – iniciou neste sábado (21), pelo Recife, o Curso de Formação Para Candidatos – 2016. Realizado no Bloco B da Uninassau, o curso atraiu dezenas de filiados que acompanharam, durante toda a manhã, dicas sobre o melhor uso das redes sociais, noções de comunicação e marketing, as novas regras da legislação eleitoral e a importâncias da pesquisa nas eleições.
Foram mais de quatro horas de palestras – com espaço para perguntas – proferidas por um time de profissionais especializados e experientes na condução de campanhas eleitorais em suas áreas de atuação.
Gustavo Kanffer, advogado do PSDB e especialista em Direito Eleitoral, esclareceu as novas regras da campanha deste ano, em função das mudanças promovidas pela mini-reforma eleitoral, ressaltando o cuidado redobrado com as inúmeras restrições que a lei impõe ao pleito de outubro. “Há mais restrições do que permissões. É preciso muito atenção com as mudanças e com a prestação de contas, o bicho papão dessa disputa”, alertou.

Foto: Woody Willen
O jornalista e consultor do ITV/PSDB, André Lacerda, falou sobre a comunicação e o marketing na campanha eleitoral. Entre os vários pontos abordados, Lacerda chamou a atenção para o “ambiente inóspito” da política nos dias de hoje que, aliado às limitações de custos e formato da campanha, exigirá ainda mais dos candidatos conteúdo e veracidades nas mensagens aos eleitores. “Essa não será a eleição do blefe, do chavão. O eleitor vai exigir dos candidatos mais conhecimento da realidade”, pontuou.
A dupla formada pelo jornalista e consultor do ITV-PSDB, Fabiano Lana, e pelo cientista político Victor Diniz, abordou o uso das redes sociais nas eleições. Partindo do princípio de que “rede social dá voto”, a dupla passeou por todas as ferramentas – Facebook, Twitter, Instagran, Site, What’s App e Snapchat – pontuando o que é positivo e negativo na forma de usá-las.
Por fim, o especialista Emanuelton Borges falou sobre um instrumento importantíssimo em campanha e bastante usado, principalmente, por candidatos majoritários: as pesquisas eleitorais. Frisou a importância das consultas quantitativas e qualitativas, o momento de se valer de cada uma, e apresentou exemplos de vitoriosas campanhas pernambucanas que foram impulsionadas por estratégias definidas a partir de orientação das pesquisas eleitorais.
Para o presidente do PSDB do Recife, vereador André Régis, que abriu o evento com o presidente do ITV-PE, o ex-governador Joaquim Francisco, entre os elementos importantes de uma campanha eleitoral está o “partido político”. Além da mensagem, dos recursos e das circunstâncias alheias ao planejamento da campanha, estar filiado a um partido que tem marca e história consolidadas é de grande valia para o sucesso de um projeto político e eleitoral na avaliação de Régis.
“E vocês são filiados a um dos maiores partidos da história do Brasil. Que tem uma marca consolidada de pessoas decentes, capazes, e que têm serviços prestados. Diferentemente de outros candidatos que não podem apresentar o partido ao qual pertencem, nós temos orgulho do passado que construímos e do futuro que estamos construindo pelo Brasil afora”, destacou.
Estiveram presentes ao Curso de Formação Para Candidatos – 2016, o presidente do PSDB de Pernambuco, deputado estadual Antônio Moraes; a presidente do PSDB Mulher-PE, Terezinha Nunes; o ministro das Cidades, Bruno Araújo; os pré-candidatos a prefeito deputado Daniel Coelho (Recife), deputada estadual Raquel Lyra (Caruaru); e a secretária-executiva da Empetur, Izabel Urquiza (Olinda); o deputado federal Raimundo Gomes de Matos (PSDB-CE) e o ex-senador Cícero Lucena (PSDB-PB).