Escola é lugar de estudar, e não de dormir”, cantavam os alunos da Escola Maria Augusta Dutra, no Pacheco, localidade de Cavaleiro. E, nesta segunda-feira (02), a lição em todas as turmas da escola foi igual: a importância do cuidado com o Meio Ambiente.
Em uma celebração com alunos e representantes do Governo Municipal, incluindo o prefeito Elias Gomes (PSDB-PE), a unidade de ensino se tornou a 4ª Escola Sustentável do município. O intuito é conscientizar os estudantes quanto à adoção de hábitos corretos em relação ao Planeta Terra.
O projeto Escola Sustentável é uma parceria entre as secretarias Executivas de Meio Ambiente e de Educação. A primeira instituição municipal no modelo foi lançada em outubro de 2015, em Jaboatão Centro.
A Escola São Sebastião, no Lote 92, deu início a uma série de atividades lúdicas em diversas unidade de ensino do município. As outras duas escolas são a Luiz Gonzaga Maranhão, também em Jaboatão Centro, e a Josefa Batista, nos Curados.
Um dos pontos discutidos com os alunos é a eliminação dos pontos de lixo do município. “As pessoas jogavam lixo no muro da nossa escola, mas aí nós plantamos algumas mudas e conseguimos erradicar esse ponto. E as pessoas respeitam até hoje”, disse João Lucas, aluno da terceira série.
Além de eliminar os pontos de lixo, o objetivo é que essas escolas se tornem centros de referência em educação ambiental e, dessa forma, influenciem positivamente outras escolas em todo o Estado.
“Estamos dando um salto de qualidade, preparando o futuro do nosso planeta, ficando em nossas escolas e na consciência das nossas crianças a bandeira de um planeta limpo! Tenho certeza que essas crianças chegam em casa e conversam com seus pais sobre sustentabilidade, que é o que elas têm aprendido em sala de aula”, disse o prefeito Elias Gomes (PSDB-PE).
*Do portal da prefeitura de Jaboatão dos Guararapes