
A Educação de Jaboatão dos Guararapes segue avançando em qualidade e mais uma vez o município alcança o primeiro lugar no Indice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), do Ministério da Educação, relativo a 2015. Os dados foram divulgados nesta quinta (8) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
A cidade, que é administrada pelo prefeito Elias Gomes (PSDB-PE), ficou à frente do Recife com a pontuação 4,9 nos Anos Iniciais (1º ao 5º Ano), onde a meta projetada era de 4,2; e com 4,3 nos Anos Finais (6º ao 9º Ano), onde a meta projetada era 3,8.
Jaboatão já havia alcançado bom resultado no Ideb 2013. Naquele ano, o município superou a meta imposta pelo Ministério da Educação para 2019. A cidade obteve pontuação de 4,3 nos Anos Iniciais (a meta projetada era 3,9); e de 3,4 nos Anos Finais (a meta era 3,4). Nos Anos Iniciais o crescimento foi de quase 14% e nos Anos Finais de quase 27%.
Na última terça (6), o prefeito Elias Gomes assinou Ordem de Serviço (OS) para construção de mais cinco escolas, sendo dois Centros Municipais de Educação Infantil (Cemeis). Com mais 18 que já estão sendo construídos e a construção de 15 novas quadras cobertas, os investimentos somarão quase R$ 60 milhões.
“Usando uma linguagem do futebol, é como dizer que, quando assumimos, em 2009, Jaboatão estava na lanterna, a caminho do rebaixamento. Afinal, éramos o décimo colocado no Ideb da Região Metropolitana. Agora, conquistamos pela segunda vez o primeiro lugar. Temos o que comemorar”, festejou o prefeito.