PSDB – PE

João Carlos de Luca: Há no país um descompasso em relação ao setor de Petróleo e Gás

joao-carlos-lucaO presidente da Barra Energia, do Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (IBP) e do Comitê de Cooperação Empresarial da Fundação Getúlio Vargas (CCE-FGV), João Carlos de Luca, criticou o modelo de partilha do pré-sal adotado pelos governos do PT e afirmou que é preciso liberar a Petrobras da obrigatoriedade de ser operadora única dos blocos.

“Não fomos inteligentes o suficiente para gerenciar o pré-sal. O modelo de partilha não deu certo. A Petrobras não pode ser obrigada por lei a operar todos os blocos do pré-sal. Ela tem 20 bilhões de barris que é obrigada a desenvolver e não consegue. Até quando vamos ficar reféns disso?”, questionou De Luca, que participou nesta sexta-feira (16) do seminário “Caminhos para o Brasil”, promovido pelo Instituto Teotônio Vilela (ITV) no Rio de Janeiro.

O presidente do IBP também falou sobre os desdobramentos da crise que afeta todo o Brasil e consequentemente o setor de Petróleo e Gás.

“A indústria está com um hiato enorme, nada acontece. O Brasil atualmente afugenta os investidores. É preciso um mínimo de regulação para atraí-los novamente. O setor está travado por conta desse descompasso no modelo de partilha. Temos que contar com um lampejo do Congresso para tirar a obrigação da Petrobras de ter 30% na operação dos blocos do pré-sal”, concluiu.

Ver mais