PSDB – PE

Jornal britânico prevê que crise no Brasil tende a piorar

dilma-preocupada2_1Brasília (DF) – O jornal britânico Financial Times, em editorial publicado no domingo (22), destacou a crise vivida pelo Brasil e alertou para a possível recessão econômica para este ano. De acordo com a publicação, a população sofre com o racionamento de água, alta do dólar, corrupção na Petrobras, entre outras mazelas. “A crise do Brasil é ruim e vai piorar antes de melhorar”, apontou o texto.

O editorial citou as manifestações do último dia 15 e o descontentamento dos brasileiros com a presidente Dilma Rousseff. Segundo o Financial Times, apesar da queda de Dilma a seu menor nível, 13%, o Planalto continua culpando fatores externos pelas adversidades.

“Parece que ainda ontem o país estava com a bola toda. Mas sua queda tem sido espetacular. Infelizmente, a situação deve ficar ainda pior. A questão central é se as instituições do Brasil vão se manter”, afirmou o jornal.

De acordo com a análise, o país foi favorecido pelo ciclo de valorização das commodities, que permitiu aumento das receitas do governo, da massa de renda da população e do crédito doméstico. Mas, sem disciplina, o processo está se revertendo.

“O colapso da moeda, com queda de um terço em seis meses, está reprecificando dramaticamente a economia”, enquanto as taxas de juros sobem para combater a inflação e compensar o risco dos investidores internacionais – afinal, o país precisa de capital estrangeiro para financiar seus déficits fiscal e corrente.

Leia AQUI o texto na íntegra.

Ver mais