PSDB – PE

Lava Jato apura indícios de repasse irregular de empreiteira a marqueteiro responsável pela campanha de Dilma

Dilma Foto George Gianni PSDB

A Operação Lava Jato investiga repasses feitos pela empreiteira Odebrecht ao marqueteiro João Santana, responsável por campanhas do PT e da presidente Dilma Rousseff. A apuração verificou contas em nome do publicitário em diferentes países, incluindo a Suíça.

Os dados sobre a movimentação financeira de Santana integram o pacote de documentos enviados ao Brasil pela promotoria suíça em acordo de cooperação. A PF encontrou na casa do lobista Zwi Skornicki, ligado ao estaleiro asiático Keppel Fels, uma carta de Mônica Moura, mulher do publicitário, que indicava as contas de Santana no exterior.

Santana recebeu R$ 88,9 milhões da campanha de Dilma em 2014.

Para o secretário-geral do PSDB, deputado federal Silvio Torres (PSDB-SP), já está comprovado pela Operação Lava Jato que o dinheiro desviado da Petrobras “irrigou” as campanhas eleitorais do PT. “Há depoimentos em que o tesoureiro do PT pressionou empresários a fazerem doações expressivas para a campanha da presidente Dilma. Não só está comprovado como já está sendo investigado pela PF essa questão do abuso econômico”, disse.

Torres acha difícil o publicitário não estar envolvido nos esquemas de caixa dois do PT. “O dinheiro bancou todas as despesas da companha petista, tanto as oficiais como as não oficiais. Eu acho que esse é um novelo que a cada fio se descobre ainda mais crimes e irregularidades”, afirmou.

O parlamentar completa dizendo que a sociedade e a oposição devem levar a fundo todas as investigações, independente do partido de quem esteja envolvido, “doa a quem doer”.

Ver mais