PSDB – PE

Lava Jato avalia ter evidências para denunciar o ex-presidente Lula

size_810_16_9_luis-inacio-lula-da-silvaA força-tarefa da Lava Jato avalia já ter evidências suficientes para denunciar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em pelo menos três das seis frentes de investigação contra o petista.

Além da suspeita de ter recebido favores das construtoras Odebrecht e OAS na reforma do sítio em Atibaia, em troca de contratos na Petrobras, Lula é acusado de ter sido beneficiado pela mesma OAS com a construção de um tríplex no no Guarujá, cidade do litoral paulista.

A mesma empreiteira teria ainda pago R$ 1,2 milhão para armazenar o acervo pessoal do petista após sua saída da Presidência da República, em 2011.

Os investigadores aguardam que a remessa definitiva de documentos contra o ex-presidente chegue a Curitiba. Para o deputado federal Lobbe Neto (PSDB-SP), é importante que a Justiça intensifique as investigações contra Lula.

“A própria sociedade cobra muito da Justiça Federal para que as coisas andem e que a Operação Lava Jato tenha
continuidade. A Lava Jato está intensificando muito essas apurações e, se for tudo concretizado, tem que penalizar. E eu acredito também que acontecerá com o Lula, por todos os malfeitos executados quando era presidente da República”, afirmou o tucano.

Com a investigação nas mãos do juiz Sérgio Moro, conforme determinado pelo ministro do Supremo Tribunal Federal Teori Zavascki, aliados de Lula temem que o petista seja preso.

Pessoas próximas ao ex-presidente alegam que o único objetivo da Operação Lava Jato é tirar Lula da disputa eleitoral de 2018 e que por isso há o interesse em condená-lo rapidamente. Lobbe Neto contesta as afirmações e afirma que há provas de que Lula manteve negociações suspeitas com as empreiteiras.

“O que eles fizeram com o país transformou o Brasil em um balcão de negócios, e a população internacional olha o país como um grande mar de corrupção. Esse foi o legado que nós recebemos desse ‘desgoverno’ de 13 anos do PT, do ex-presidente Lula e da Dilma. Nós esperamos que isso [a Lava Jato] continue e, doa a quem doer, se há problemas, que sejam resolvido na Justiça Federal”, apontou Lobbe.

Desde o início das investigações, a defesa de Lula nega as acusações e sinalizou que deve entrar com recurso no Supremo contra decisão de transferir para a Justiça Federal do Paraná as investigações.

Ver mais