PSDB – PE

Legislação eleitoral: ITV-PE prepara candidatos para as eleições 2016

Presidente do ITV-PE, Joaquim Francisco (E) e os advogados José Guerra de Andrade e João André Sales
Presidente do ITV-PE, Joaquim Francisco (E) e os advogados José Guerra e João André Sales

Recife (PE) – O Instituto Teotonio Vilela (ITV), instância Pernambuco, realizou na manhã desta sexta-feira (29), na sede do PSDB-PE, o encontro “Direito Eleitoral e Eleições 2016”. O objetivo central foi o de tirar dúvidas dos filiados que disputarão as eleições municipais deste ano. Mas o cenário de turbulência nacional pontuou a participação de todos os palestrantes.

Eles avaliam que o clima de intolerância que tem se afirmado com a postura dos governistas e do PT, em reação aos avanços que têm ocorrido no processo constitucional do impeachment da presidente Dilma Rousseff, pode gerar acirrados conflitos na eleição municipal de outubro. Eles preveem um acirramento do embate eleitoral para além das questões municipais que estarão em jogo no pleito deste ano.

O encontro começou com um breve recado do presidente do ITV-PE, o ex-governador Joaquim Francisco, que ressaltou a preocupação do PSDB com os padrões éticos e legais nas disputas eleitorais. “Todo partido político tem evidentemente o objetivo de atingir o poder. Mas a preocupação do PSDB é atingir o poder com absoluto respeito aos padrões éticos e legais para que possamos ter realmente o sabor da vitória, e não uma vitória construída ao arrepio da lei”, frisou.

Foi exatamente munido dessa preocupação que o PSDB-PE se antecipou em tirar dúvidas de seus filiados sobre a legislação eleitoral – que passou por algumas mudanças na mini-reforma produzida pelo Congresso Nacional -, e convidou dois especialistas da área para o encontro desta sexta: os advogados José Guerra de Andrade Lima e João André Sales.

encontro7“É importante que saibamos o que pode e o que não pode porque será uma campanha muito curta, cheia de restrições na propaganda eleitoral, e que trará muitas dificuldades aos candidatos novos. Esperamos que os que estão aqui hoje multipliquem as informações para outros companheiros do partido para que não possamos errar nessa campanha”, pontuou o presidente do PSDB-PE, deputado estadual Antônio Moraes.

O advogado João André Sales fez um apanhado geral sobre como era e como ficou a legislação após a mini-reforma eleitoral. José Guerra de Andrade Lima trouxe sua experiência do dia a dia, ele é funcionário do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco, para traduzir situações bem práticas de uma campanha.

O encontro “Direito Eleitoral e Eleições 2016” é o sexto realizado pelo ITV-PE que já discutiu “Cidades Inteligentes”, “Mobilidade Urbana” e promoveu dois cursos de formação política.

‘Tenho muita confiança que o PSDB terá muitas vitórias nessa eleições, inclusive a partir do Recife. Acredito na militância do PSDB e na força das nossas ideias. Ideias que não são plantadas hoje, mas desde o Plano Real  e da Lei de Responsabilidade Fiscal, desde uma forma nova de administrar o país que nos levou a uma situação de privilégio no contexto internacional mas que, infelizmente, foi corroído por algumas traças que ocuparam o poder durante um período mais longo do que o de Getúlio Vargas”, disse o presidente do ITV-PE, Joaquim Francisco.

 

Ver mais