Durante a primeira reunião realizada pela oposição na Câmara do Recife, na manhã desta segunda-feira (04), várias ações de interesse da cidade foram debatidas na sala de Comissões da Casa de José Mariano. A líder da bancada, vereadora Aline Mariano (PSDB), aproveitou a oportunidade e deu entrada em um requerimento enviado à Secretaria de Educação e ao Sindicado dos Professores da Rede Municipal do Recife, o Simpere. O objetivo do requerimento é a convocação de uma reunião, a ser realizada na Comissão de Educação, para tratar da polêmica das aulas-atividades. Os educadores da rede municipal defendem a volta do tempo, previsto por lei, para o planejamento das aulas oferecidas aos alunos. O requerimento foi formalizado na Comissão de Educação e no legislativo da Câmara.
A líder da oposição também enviou requerimento, por meio da comissão específica, à Secretaria de Finanças do Recife solicitando um balanço detalhado da saúde financeira do município. A bancada de oposição quer saber de qual orçamento o Prefeito Geraldo Júlio vai dispor para tocar os projetos de interesse da cidade. “A saúde financeira do Recife é um dos pontos importantes debatidos na nossa primeira reunião na casa. Precisamos de um relatório detalhado com números para saber o que o prefeito vai ter a disposição. O resultado desse balanço é crucial para entendermos o orçamento da PCR para tocar os projetos que são fundamentais para a nossa cidade”, explicou Aline Mariano.
Entre os assuntos polêmicos debatidos durante a reunião da bancada oposicionista está o Projeto Novo Recife. O projeto, que trata da construção de 12 torres e outras intervenções urbanísticas no Cais José Estelita, será discutido em audiência pública convocada pela vereadora Aline Mariano e marcada para o dia 07 de março na Plenarinho da CMR. “Vamos discutir o Projeto Novo Recife convocando o Ministério Público, a Comissão de Meio Ambiente da OAB, os Secretários de Desenvolvimento Econômico e Planejamento Urbano, de Mobilidade e Controle Urbano, de Infraestrutura e Serviços Urbanos. Convocamos também o Presidente do Conselho de Desenvolvimento Urbano, a CDU, e o Secretário Superintende do DNIT. Vamos analisar a viabilidade do projeto com as autoridades e a sociedade”, comentou Aline.
Além da audiência e das reuniões marcadas com as comissões, Aline adiantou que o Prefeito Geraldo Júlio deve receber a bancada de oposição para uma conversa logo depois do carnaval. “Vamos nos reunir com o prefeito em breve. Conversamos com o líder do governo, vereador Gilberto Alves, sobre essa reunião. O próprio Gilberto já sinalizou que é do interesse do chefe do executivo esse encontro com a nossa bancada. Pretendemos discutir com Geraldo algumas ações que são de interesse da população”, informou a líder da oposição.