Brasília (DF) – Em entrevista ao site da revista Veja, o líder do PSDB na Câmara, deputado Antonio Imbassahy (BA), reafirmou o compromisso do partido na luta pela redução dos gastos do governo federal com a manutenção da máquina pública.
No mandato de Dilma, o número de ministérios chegou a 39, ante 26 pastas no fim do governo Fernando Henrique Cardoso.
O tucano também ressaltou a importância da articulação entre os partidos de oposição na denúncia das mazelas do país impostas pela administração petista, como o crescimento pífio da economia e os problemas do setor elétrico.
À frente da bancada tucana, o deputado afirma que o principal objetivo é manter a sintonia com o sentimento da população brasileira, cada vez mais insatisfeita com os rumos do governo Dilma.
– É um governo que fracassou na melhoria dos serviços públicos, na modernização da infraestrutura, e que, apesar das promessas de crescimento econômico, temos uma economia há três anos estagnada e que certamente não vai crescer neste ano.
Para Imbassahy, a petista revelou-se incapaz de conduzir as transformações que o Brasil precisa.
Segundo ele, o partido e as demais legendas de oposição apresentarão a realidade do governo para desmistificar a personagem criada por Lula em 2010.
– Na verdade ela é uma presidente que realizou uma administração medíocre e que não tem liderança.
A prioridade em 2014, ano no qual os trabalhos do Congresso são reduzidos devido o processo eleitoral, será a busca por atender anseios de parcela expressiva da população brasileira.
– Vamos fazer uma ação articulada, bem definida e muito firme. Entre os projetos, há a imediata necessidade de redução de custeio. Temos um governo perdulário, cuja marca é a gastança. Um governo com 39 ministérios, algo absolutamente inacreditável, alertou o tucano.
O deputado federal destacou que em 11 anos o governo petista criou treze empresas estatais que, em sua maioria, a sociedade sequer tem conhecimento. Números como os de comissionados, que ultrapassam os 23 mil, são vistos como um exagero pelo tucano.
– Nós achamos que há espaço suficiente para reduções do custeio e vamos apresentar uma proposta para a Casa Civil na direção de redução de ministérios e das despesas.
Além da bagunça na economia, Imbassahy ressalta que os setores de petróleo e gás e o setor elétrico sofrem o caos da administração de Dilma.
– E olha que ela foi ministra de Minas e Energia, então já vem danificando o sistema há anos.
O tucano ressaltou que Dilma foi apresentada ao país por Lula como a responsável pelo Minha Casa, Minha Vida e como mãe do PAC, mas com pouco mais de três anos de governo já é conhecida pela população brasileira como “uma administradora medíocre, que não é líder para fazer transformações”.
Imbassahy respondeu ainda sobre a representação que apresentou contra o vice-presidente da Câmara, deputado André Vargas (PT-PR), que repetiu o gesto dos mensaleiros para provocar o presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Joaquim Barbosa, durante a abertura dos trabalhos legislativos.
Além de desrespeitoso, o ato foi vergonhoso, segundo o tucano.
– A gente tem de reagir e sustentar a força do Parlamento”, resumiu.