PSDB – PE

Lideranças tucanas debatem o futuro do partido

Brasília– Lideranças do PSDB se reuniram, nesta segunda-feira (03), onde abordaram o futuro do partido, em entrevista coletiva no hotel San Marco, na capital federal, no Encontro dos Prefeitos Eleitos do PSDB. O ex-presidente da República Fernando Henrique Cardoso; o presidente nacional da legenda, deputado federal Sérgio Guerra (PE); o senador Aécio Neves (PSDB-MG) e o presidente do Instituto Teotônio Vilela (ITV), Tasso Jereissati, também participaram do evento “Faça um bom mandato: informações e reflexões para a gestão municipal”, com a presença de mais de 350 prefeitos tucanos eleitos em outubro.

Sergio Guerra e Fernando Henrique Cardoso deixaram claro que Aécio é o nome dentro do partido mais forte para a disputa presidencial e até mesmo para a sucessão na Executiva Nacional da legenda. “Olha, não conheço na história de nenhum país civilizado uma pessoa que se autoproclama líder”, afirmou Aécio ao ser questionado se assumiria tal postura. Foi então que Fernando Henrique Cardoso interrompeu o senador: “Eu que estou te proclamando”.

Confira os principais pontos da entrevista coletiva:

Aécio Neves sobre o seu papel de liderança no PSDB:

“Cumprirei meu papel, como sempre cumpri, sem açodamento. Esta candidatura precisa ser mais que um lançamento de um nome, até porque o PSDB tem vários nomes em condições de conduzir esta bandeira. O que temos é que traduzir para a população brasileira o que o PSDB faria de diferente daquilo que está sendo feito hoje pelo governo do PT.”

Aécio Neves sobre uma nova agenda para o Brasil:

“Temos antes que apresentar ao Brasil a nova agenda dos próximos anos, que fale da gestão, da refundação da federação. Elegemos um número expressivo de prefeitos. Fomos o segundo partido com maior número de prefeitos espalhados, inseridos em regiões que eram inóspitas para nós. Estamos prontos, com quadros qualificados, com base sólidas para apresentar ao partido um projeto alternativo ao vigente. O Brasil está cansado do que está vendo.”

Sérgio Guerra sobre Aécio Neves:

“Aécio é seguramente o candidato à presidência da República da grande maioria do PSDB. Todos terão chances. Na minha opinião pessoal, e na de 99% do partido, é que Aécio é o verdadeiro candidato do partido. E deve ser presidente do partido, assumir o papel que o Brasil já lhe dá.”

Fernando Henrique Cardoso sobre a gestão petista:

“Hoje é possível oferecer escola a todos e fazer funcionar o SUS, mas a escola é boa? O SUS atende? E segurança, tráfico? Hoje não é só quantidade, mas mais qualidade. Cadê a transposição do São Francisco? É uma vergonha. Por quê? Porque não tem eficiência e muitas vezes não tem eficiência por causa de malfeitorias. O problema dos malfeitos não é só pelo moralismo, mas pelos efeitos no resultado da eficiência.”

Fernando Henrique Cardoso sobre denúncias de corrupção no governo do PT:

“Acho que uma pessoa que tem posição de governo deve pensar duas vezes antes de dizer o que não sabe. Deve olhar para os seus próprios problemas. Tenho 81 anos, mas tenho memória. Esse senhor (ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho) precisa pelo menos respeitar o passado, até o dele, para não continuar dizendo coisas levianas. Estou cansado de ouvir leviandades de quem está no governo. Aproveita posição do governo para jogar pedra no passado. Herança maldita está ai, recebida pela presidente Dilma.”

Ver mais